sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Roberto Claudio anuncia seus secretários

Prefeito eleito de Fortaleza Roberto Claudio, anuncia seus
secretários com perfil técnico e alguns políticos
O prefeito eleito de Fortaleza, Roberto Cláudio Bezerra (PSB), anunciou ontem a composição do seu secretariado com a recomendação de um estreito relacionamento com os vereadores. Ele reafirmou compromissos como o bilhete único nos transportes coletivos e a reestruturação e ampliação dos postos de saúde e justificou a criação, fusão e extinção de algumas secretarias e outros órgãos como necessidade para dinamizar a administração.
Foram anunciados os nomes de 32 secretarias e 31 secretários não havendo definição, até aquele momento, quanto ao secretário da Controladoria, Ouvidoria, Transparência e Participação Popular, conhecido no fim do dia. Os nomes que vão integrar o segundo escalão administrativo ficou para outra ocasião.
Ainda neste ano o prefeito se reúne com o secretariado para tratar das primeiras ações a serem desenvolvidas. Após o anúncio cada secretário recebeu uma pasta com o plano de governo e um relatório setorial da equipe de transição.

Políticos
Embora Roberto Cláudio tenha ressaltado a formação de um secretariado técnico, da equipe participam um deputado federal (Domingos Filho), um deputado estadual (Ivo Gomes) e um vereador (Salmito Filho). Essa foi uma maneira de mesclar a equipe, argumentou, em entrevista à imprensa. Apesar da criação de algumas secretarias, no cômputo geral houve redução, mas para o prefeito isso não é relevante porque "a prioridade é organizar a estrutura administrativa da cidade para dar conta das tarefas contemporâneas".
Como exemplo, ele disse que havia uma preocupação da Seinfra não dar cumprimento aos prazos das obras e, por outro lado, havia falta de comunicação do meio ambiente com a área de urbanismo. Então, para essa questão foi feito um rearranjo das secretarias, criando uma secretaria só de infraestrutura para projetos e obras e outra para tratar especificamente da integração do urbanismo com o meio ambiente.

Perfil
Interrogado se houve dificuldade para compor o secretariado em função das alianças políticas para a disputa, disse que não sofreu nenhuma pressão política dos partidos aliados, tanto do primeiro quanto do segundo turno de votação.
Roberto Cláudio disse ter explicado aos partidos o perfil dos auxiliares que estava procurando e obteve a compreensão de todos eles, ressaltando o espírito público dos partidos que integraram a aliança e entenderam que o mais importante agora é escolher bons nomes. Confessou que alguns partidos apresentaram nomes e foram aceitos, outros ofereceram e os nomes serão aproveitados em outras tarefas.
Sobre a função do vice-prefeito na sua administração, disse que terá importante participação, vai exercer muitas funções, principalmente quanto a coordenação de grandes projetos estruturantes, integração de secretarias e como se trata de um gestor de muita qualidade vão conversar para definir as ações que vai coordenar.
Quanto à redução de gastos disse que não se faz enxugamento só por fazer e essa é uma questão que ainda vai ser avaliada, lembrando que até o fim do ano serão aprofundados os estudos sobre o déficit da prefeitura. No entanto, considerou como natural em qualquer administração um recadastramento dos servidores, ativos, inativos e terceirizados, até para saber o que cada um faz e onde está. Sobre a possibilidade de demissões disse que ninguém pode falar isso sem um diagnóstico claro e preciso.
"Ninguém enxuga por enxugar, ninguém demite por demitir, isso não é mérito de ninguém. Essa é a tarefa mais difícil e mais dolorosa e só é feita quando é preciso". Para ele, o principal é valorizar o recurso público e gerir com eficiência e é isso o que vai fazer com sua equipe. O prefeito eleito encerrou sua fala aos jornalistas dizendo que ele e o vice estão querendo que o dia 1º chegue logo para eles começarem a trabalhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Centro Internacional de Negócios da FIEC promove curso “Exportação na Prática I”

CNI (Sistema FIEC) oferece curso de práticas e fundamentos da exportação O Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústri...