quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Prefeitura de Fortaleza apresenta ações para reduzir acidentes de trânsito

Prefeito de Fortaleza Roberto Claudio anuncia plano para redução de acidentes
Para reduzir acidentes no trânsito, a Prefeitura de Fortaleza inicia a partir de janeiro novas ações do Programa de Segurança no Trânsito de Fortaleza, envolvendo atividades de educação, fiscalização e infraestrutura. As iniciativas fazem parte de uma parceria entre a Prefeitura e o Programa de Segurança Viária da Bloomberg Philanthropies, uma instituição filantrópica com sede em Nova Iorque que objetiva traçar ações de curto, médio e longo prazos para conter e reverter a tendência crescente de fatalidades e ferimentos graves no trânsito. O projeto foi apresentado nesta terça-feira (22/12), no Paço Municipal, pelo prefeito Roberto Cláudio, o titular executivo da Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), Luiz Alberto Sabóia, e pela secretária Municipal de Saúde (SMS), Socorro Martins.
Fortaleza foi uma das dez cidades selecionadas em todo o mundo para participar do programa da Bloomberg Philanthropies, que oferecerá à capital uma assistência técnica de especialistas globais em segurança no trânsito. O Programa de Segurança no Trânsito de Fortaleza será desenvolvido pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT), que prevê, inclusive, treinamento para agentes e setores de inteligência do trânsito, campanhas educativas, ações de redução de acidentes, a exemplo das faixas elevadas e em diagonal para pedestres, além do estímulo ao uso de bicicletas nos deslocamentos urbanos.
Mais que benefícios para a mobilidade urbana em Fortaleza, as ações visam promover uma humanização do trânsito e tentar resolver aspectos da saúde pública, já que o desafio é reduzir, nos próximos cinco anos, o número de acidentes de trânsito em Fortaleza. “Este é um problema de saúde pública. A frequência no Brasil, especificamente em Fortaleza, de casos de doenças de sequelas e óbitos no trânsito estão muito acima da média. É muito importante registrar isso como um problema de trânsito, mas que passa por uma abordagem de saúde pública de prevenção. Hoje, os leitos hospitalares, centros cirúrgicos e UTIs são exemplos da nossa necessidade de fazer uma grande política de prevenção de acidentes de trânsito em Fortaleza”, disse o Prefeito.
De acordo com Roberto Cláudio, o programa tem início em janeiro. “Somos uma das três cidades da América do Sul objetos desta ação. Fortaleza, São Paulo e Bogotá estão sendo apoiadas por especialistas do mundo inteiro e terá quatro grandes ações. A primeira é de melhorar a informação e o dado, para que possamos direcionar ações nas áreas que têm maior frequência nos horários e locais com mais acidentes; a segunda é fiscalizar principalmente a falta de uso do capacete e associação de álcool e direção; a terceira é de engenharia de trânsito, onde serão feitas mudanças nos locais onde os acidentes são mais frequentes; já a quarta é a comunicação e educação para que as ações possam ter efeito na redução do número de óbitos já ao longo de 2016”, explicou Roberto Cláudio.
O Programa de Segurança no Trânsito de Fortaleza será baseado no monitoramento dos dados de acidentes de trânsito, com estudo sobre o desenho urbano e vias seguras, além de ações de fiscalização, educação, comunicação, mídia e marketing.
Fonte: Assessoria Prefeitura de Fortaleza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Centro Internacional de Negócios da FIEC promove curso “Exportação na Prática I”

CNI (Sistema FIEC) oferece curso de práticas e fundamentos da exportação O Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústri...