quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

E a Ferrovia Transnordestina, vai ou não vai?

Operários em atividades na Transnordestina
Mesmo com frequentes paralisações por problemas ambientais, trabalhistas e desapropriações, a obra da Ferrovia Transnordestina tem avançado no trecho que insere o Estado do Ceará. Orçada inicialmente em R$ 4,5 bilhões, esse orçamento deverá passar por uma reavaliação do Ministério dos Transportes, e chegar a R$ 6,7 bilhões. A ferrovia que ligará os Portos de Pecém, no Ceará e Suape, no Estado do Pernambuco, ao sertão do Piauí, terá 1.728km de extensão.
No estado cearense são cerca de 500km que estão sendo construídos, mas até o momento passa pela fase de finalização o trecho do marco zero, com 96km de extensão, entre Missão Velha, na região do Cariri, e em Salgueiro, em Pernambuco. Desse trecho, 81km estão no Ceará. Segundo funcionários da obra, o trecho está praticamente concluído, e em algumas áreas, eles fazem manutenção, para que a vegetação não tome a ferrovia. O novo canteiro de obras, que se inicia em Missão Velha e vai até o Município de Aurora, de cerca de 50km, foi paralisado na segunda-feira. O lote 1, iniciado para dar segmento à ferrovia, estará paralisado até amanhã. Nesse meio-tempo, devem haver rodadas de negociação entre uma comissão do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias em Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplenagem em Geral do Estado do Ceará (Sintepav-CE) e representantes da empresa Odebrecht, responsável pelas obras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Centro Internacional de Negócios da FIEC promove curso “Exportação na Prática I”

CNI (Sistema FIEC) oferece curso de práticas e fundamentos da exportação O Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústri...