sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Piauí e a produção sustentável do Girassol

Os municípios piauienses de Oeiras, São João do Piauí, Simplício Mendes, São Francisco de Assis e Uruçuí serão polos do projeto Transferência de Tecnologia e Comunicação para a Produção Sustentável do Girassol no Semiárido Brasileiro, que será executado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em todo o Nordeste.
 A implantação do projeto vai começar ainda este ano e pretende consolidar a cultura do girassol como mais uma fonte alternativa à produção nacional de biocombustíveis. No Piauí, o trabalho será desenvolvido pela Embrapa Meio Norte. O projeto, no valor de R$ 818,4 mil, será financiado pela Petrobras.
As ações do projeto serão concentradas na implantação de polos demonstrativos sobre sistemas de produção e na capacitação de produtores e técnicos, com reuniões, cursos, palestras e dia de campo. Os pesquisadores José Lopes Ribeiro, Daniele Azevedo, Paulo Henrique Soares, Francisco Brito, Pedro Rodrigues Neto, Francisco Monteiro e Orlane Maia compõem a equipe técnica no Estado.
O girassol se apresenta como uma das opções para produção de biocombustível porque apresenta elevado teor de óleo nos grãos, de 38% a 53%, e ampla adaptação às diversas regiões brasileiras. Atualmente, a planta ocupa cerca de 100 mil hectares no Brasil. No Cerrado, o girassol é uma opção preferencial como segundo cultivo na safrinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontro Anual das Indústrias Químicas e entrega do Troféu Quatro Elementos é realizado na FIEC

Estiveram presentes na cerimônia o Vice-presidente da FIEC, André Montenegro; o Diretor Administrativo da FIEC, Chico Esteves, o Superintend...