terça-feira, 9 de outubro de 2012

Derrota na reeleição: Incompetência do prefeito ou mérito do adversário?

Principal cartão postal do Icó com a praça do Forricó
e o tradicional Teatro da Ribeira ao fundo.
Participei profissionalmente, das eleições do Icó/Ce, prestando assessoria jornalistica ao candidato Marcos Nunes que pleiteava a reeleição. Minha participação foi bem limitada mesmo porque, haviam outros profissionais locais comigo e todas as orientações, estratégias eram definidas pelo deputado Neto Nunes (irmão do Marcos). Obviamente que com o olhar jornalístico e sem a emoção ou mesmo paixão dos que são da cidade, tive condição de observar a cena com a neutralidade que a profissão exige. O que vi  foi um povo muito apaixonado e as vezes até obcecado por seu candidato e não apenas do lado do Marcos que por razões óbvias tive mais acesso mas, também por parte do candidato Jaime Junior. A disputa na verdade, foi conduzida pela emoção, paixão e até fanatismo onde militantes de cada lado buscavam exibir cada vez mais as suas cores: verde para Jaime e Amarelo para Marcos e associavam os candidatos a animais, Traíra e Jacaré, respectivamente.
O resultado final, embora ainda não proclamado pelo TRE/Ce, foi a vitória do Jaime Junior (Traira) sob o Marcos Nunes (Jacaré) com uma maioria aproximada de 2 mil votos o que significa cerca de 4% do total de eleitores. A coligação a qual pertencia o prefeito Marcos Nunes, contestou oficialmente o resultado e a decisão final deverá ser do TSE.
Decisão judicial a parte, a minha observação está focada no fato de que cerca de 25% dos eleitores não votou em nenhum dos candidatos ou seja, o futuro prefeito deverá governar o município com a aprovação de apenas 37% da população enquanto a grande maioria, 63% rejeitou os dois nomes.
Por qual motivo o Marcos Nunes não se reelegeu? Essa é a reflexão geral. Ele tinha tudo a seu favor: o mandato, as lideranças regionais, o governador e o vice, os senadores e também o argumento de apoio da presidenta Dilma, na coligação nacional. As possibilidade são muitas mas, vamos destacar apenas duas:
1 - Incompetência. Aqui podemos enumerar algumas como; reprovação da administração, falha na estratégia de campanha, na comunicação,excesso de confiança,etc,etc,etc.
2 - Competência do adversário. - Também podemos listar alguns itens como; mérito pessoal, boa estratégia, boa comunicação com os eleitores, confiança nos militantes, persistência, etc,etc,etc.
O fato é, mesmo com a divisão natural da preferencia dos eleitores (verde ou amarelo) o prefeito será da cidade do Icó e deverá promover o desenvolvimento do município, dar sequencia ao crescimento da cidade e se comunicar bem com todos os habitantes. Será ele o administrador da cidade e representante do povo junto as lideranças locais, regionais, estaduais e federais.
Todos devem torcer, ajudar e fiscalizar a gestão porque o progresso tem que ser da cidade do Icó e não da Traíra ou do Jacaré.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Centro Internacional de Negócios da FIEC promove curso “Exportação na Prática I”

CNI (Sistema FIEC) oferece curso de práticas e fundamentos da exportação O Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústri...