sexta-feira, 26 de julho de 2013

Rápidas!

CMAS divulga lista de habilitados
para composição do novo colegiado

O Conselho Municipal de Assistência Social de Maracanaú - CMAS divulga lista das entidades e organizações de assistência social, representantes ou organizações de usuários e das entidades e organizações dos trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social - Suas, habilitadas para concorrem ao processo de composição do novo Colegiado do CMAS de Maracanaú para gestão 2013-2015. A eleição dos candidatos, será realizada no dia 31 de julho de 2013, no auditório do Centro de Referência Especializado de Assistência Social - Creas, que fica localizado, na AV. X, n° 415, bairro Jereissati. Mais informações pelos telefones 3392.8067 e 9613.3521. (Artur Filho)

terça-feira, 23 de julho de 2013

Não ando de avião!

Dominguinhos cumpriu sua missão e retornou
Certa vez, nos meu tempos de divulgador, visitava emissoras de rádio em Fortaleza com o Dominguinhos, divulgando um de seus LPs. Estávamos atrasado para chegar na rádio AM do Povo onde ele daria mais uma entrevista e então resolvi acelerar um pouco mais o meu fusquinha seguindo pela Pe. Valdivino. Em certo momento, seu Domingos com a voz mansa mas firme, ordenou: - Enivaldo, dê uma paradinha ali (indicando com dedo) e eu, atendi de pronto e parei a uns trinta menos depois, sem questionar. Ele desceu calmamente e já em "terra firme", me olhou e disse: pode ir que eu vou de taxi. Não ando de avião!

Questões estratégicas

Firmo Camurça, prefeito de Maracanaú
O prefeito de Maracanaú, Firmo Camurça, esteve hoje, 23, pela manhã, em reunião com o Secretário de Planejamento e Gestão – Seplag do Governo do Ceará, Eduardo Diogo, para debater questões estratégicos para a Administração Municipal e para a Cidade. Um dos assuntos abordados foi a regularização das unidades habitacionais construídas pelo Sistema Financeiro de Habitação - SFH em regime de mutirão, através da Companhia de Habitação do Ceará – Cohab. Outros pontos levantados na reunião foram: potenciais permutas de terreno ou imóveis entre o Estado e o Governo Municipal de Maracanaú; ampliação da cessão de uso de prédios que abrigam equipamentos públicos. A reunião aconteceu da sede da Seplag, no Cambeba, em Fortaleza, e contou com a presença de Vilani Falcão, liquidante da Cohab, e Henrique Viana, presidente da Comissão de Patrimônio do Governo Municipal de Maracanaú. (Oswaldo Scaliotti)

Como pagar menos tributos?

Programa abordará temas como Lucro real e presumido
A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) promove nesta quarta-feira (24/07), de 14h às 21h30, o curso Como pagar menos tributos. O evento será ministrado pelo consultor da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Alexandre Andrade, e visa dar aos empresários orientações de como é possível melhorar o desempenho tributário das indústrias, respeitando a legislação vigente. O curso, que será realizado no auditório José Flávio Costa Lima, térreo da Casa da Indústria, é gratuito para as empresas filiadas aos 39 sindicatos industriais da FIEC. Para os não sindicalizados, o investimento é de R$ 100.
Segundo Alexandre Andrade, a carga tributária no Brasil é de 35% do Produto Interno Bruto (PIB) e os custos com tributos estão entre os maiores das empresas, chegando a quase 40% do faturamento. Além disso, estudos mostram que os empresários gastam cerca de 2.600 horas por ano para resolver questões burocráticas, a maior parte delas relativas às questões tributárias. “O custo tributário impacta diretamente na produção e competitividade das empresas. Por isso, a questão é vital para a competitividade”, diz. 
De acordo com Alexandre, ao compreender as características do regime tributário é possível reduzir o pagamento de tributos e melhorar o desempenho da empresa. “Conhecendo como funciona o sistema tributário, os empresários podem optar por alternativas que vão ser melhores para seus negócios. Também, por meio do treinamento, eles entenderão como é importante se mobilizar e se associar para defenderem coletivamente a redução da carga tributária.”
O programa do curso abordará temas como: Lucro real, Lucro presumido, Simples nacional, Regras de escolha dos regimes tributários, Apuração de tributos nos regimes tributários videntes e a Ação da indústria para a competitividade. “A ideia não é tornar o empresário um especialista em tributos, mas possibilitar que ele compreenda melhor o sistema tributário para que possa identificar oportunidades de reduzir legalmente o ônus dos impostos”, afirma Alexandre.
O curso Como pagar menos tributos é uma ação do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), coordenado pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL/CE), com a participação dos sindicatos filiados à FIEC, em parceria com a CNI. Mais informações e inscrições pelos telefones (85) 3421 6509, ou pelo e-mail lucia@sfiec.org.br.
Sobre o palestrante: Alexandre Andrade é bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com MBA executivo em gestão financeira, controladoria e auditoria. Entre 2010 e 2013, foi vice-presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do Rio de Janeiro (Sescon/RJ).
https://mail.google.com/mail/u/1/images/cleardot.gif


segunda-feira, 22 de julho de 2013

MPF recomenda exigência de estudo de impacto ambiental sobre obra no Cocó

Viaduto sobre a Engenheiro Santana Junior
O Ministério Público Federal (MPF-CE), enviou nesta segunda-feira, 22, uma recomendação à Secretaria do Patrimônio da União (SPU). O õrgão solicita que, caso a SPU autorize a retomada da construção de viadutos no Cocó, seja exigido previamente que a Prefeitura apresente o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental (Eia/Rima) referente à obra.
O procurador Oscar Costa Filho, autor da recomendação, afirma que a exigência do Eia/Rima para licenciamento de atividades que modificam o meio ambiente está prevista em resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Além disso, de acordo com o MPF, a concessão do licenciamento ambiental para a área do Cocó é competência da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Semace) e não da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), como ocorreu.
Para o procurador, a concessão de licenciamento pela Seuma, sem a apresentação dos devidos estudos de impacto ambiental poderá constituir “grave ilegalidade e violação do princípio constitucional da precaução, configurando, assim, ato de improbidade administrativa e crime contra o meio ambiente".

Maracanaú recebe prêmio INOVACIDADE

Premio é concedido a iniciativas para cidades inteligentes
A Secretaria do Meio Ambiente de Maracanaú - Semam, recebe hoje, 22, o prêmio INOVACIDADE no auditório do JCPM Trade Center, no Recife. A premiação é concedida a empresas e iniciativas que colaboram para a construção de cidades inteligentes. A cerimônia de premiação do INOVACIDADE, acontece durante a solenidade de candidatura da Cidade do Recife a sediar a III Conferência das Nações Unidas sobre Planejamento Urbano e Moradia – Habitat III, que acontece em 2016. Participam do evento, representantes do Itamaraty, ONU Habitat, Programa Cidades Sustentáveis, C40 Cities, Iclei e de representações diplomáticas internacionais, além de dirigentes de empresas locais, nacionais e internacionais dos setores de planejamento urbano, moradia e infraestrutura tecnológica. A Semam recebe o destaque por causa dos projetos de "Eficiência Energética" e da "Política de Sustentabilidade". Saiba mais - Com a criação de uma secretaria específica, em 2005, o tema meio ambiente evoluiu de ações isoladas para grandes transformações em Maracanaú. A construção de uma cultura ecológica de preservação dos recursos naturais ganhou uma dimensão de política pública.

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Jovens e adolescentes voltam a ser atendidos no programa "Vira Vida"

Programa do SESI atende jovens de 16 a 21 anos
O programa ViraVida, voltado a atender jovens e adolescentes entre 16 e 21 anos em situação de vulnerabilidade, com histórico de abuso ou exploração sexual, ampliou as fronteiras no Ceará e passa agora a ser realizado em Maracanaú, na região metropolitana de Fortaleza. O programa, desenvolvido pelo SESI, surgiu por meio de projeto-piloto na capital cearense, em 2008, sendo adotado por todas as unidades do SESI no país, já tendo atendido cerca de 4 mil pessoas.
O objetivo do ViraVida é oferecer oportunidades de ingresso no mercado de trabalho, contribuindo para o enfrentamento do problema no país. Hoje pela manhãdurante solenidade com a participação do presidente do Conselho Nacional do SESI, Jair Meneguelli, no Clube da Parceria, unidade do SESI em Maracanaú, duas novas turmas, com a participação de 36 alunos, foram lançadas. 
Uma delas é voltada para jovens de Maracanaú, em parceria com a prefeitura, e a outra para Fortaleza. A turma de Maracanaú atenderá a 16 jovens nos cursos de Soldador e Mecânica Básica, que serão promovidos no Centro de Educação e Tecnologia Alexandre Figueira Rodrigues, unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Maracanaú, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). 
A parceria com a prefeitura de Maracanaú garantirá as articulações e mobilizações para a inserção dos jovens no ViraVida por meio das Secretarias de Juventude, Assistência Social, Saúde e Educação e instituições parceiras, como a Sociedade para o Bem-Estar da Família (Sobef) e Anjos de Luz. Além da formação profissional, 100% dos jovens estão inseridos no sistema regular de ensino do município. Em Fortaleza, as atividades começam com a turma de Auxiliar Administrativo/Auxiliar de Pessoal/Montagem e Recuperação de Computadores formada por 20 jovens. A unidade formadora é o Senac Fortaleza, através do Programa de Gratuidade e Pronatec.
Ao falar na ocasião, Meneguelli destacou as parcerias que têm tornado possíveis os resultados do ViraVida. Ele lembrou que o acolhimento por parte da prefeitura precisava ser ressaltado, já que nem todas as instituições mostram a mesma receptividade. O presidente do Conselho Nacional do SESI disse ainda que o ViraVida não é um programa de um indivíduo, nem de uma entidade, mas de parcerias, e que, mesmo assim, é feito pouco diante os desafios que se apresentam.
 De acordo com Meneguelli, lidar com a problemática da criança e do adolescente, tornando-os sujeitos de direitos e deveres, não é tarefa fácil. "Montar um programa, até que não é tão complicado. O difícil, apontou, é lidar no dia a dia com a execução das ações. "Situações que nos testam, mas que nos fazem crescer a todo momento como pessoa." Ele lembrou ainda que o Ceará é abençoado em relação ao ViraVida, já que foi em Fortaleza que surgiu o piloto.
Ao se dirigir aos recém-ingressados no programa, reforçou a importância de não desperdiçarem a oportunidade que está sendo dada a partir de agora. "Não pensem que estamos fazendo favor ao oferecer os cursos. Isso, na verdade, é uma dívida que a sociedade está pagando com vocês. Mas é preciso que saibam aproveitar ao máximo, porque muitos outras gostariam de estar nos seus lugares".
Antes da fala de Meneguelli, três jovens, ex-participantes do programa, falaram de suas experiências. Um deles, hoje, é instrutor do SENAI na área de Mecatrônica. Outra possui três quiosques de sorvete, e pretende expandir seus negócios implantando um quarto em um shopping da cidade. Um terceiro, em tom de brincadeira, afirmou que depois do ViraVida passou a sonhar alto, tanto que seu objetivo é vir a se tornar presidente do Conselho Nacional do SESI, quando Meneguelli se aposentar, arrancando risos dos presentes.
O superintendente do SESI/CE, Francisco das Chagas Magalhães, fez questão de fazer referência aos valores que são difundidos pelo ViraVira, destacando ainda que o papel do SESI e dos parceiros é tentar resgatar nos jovens o respeito à ética e à cidadania. Ele também cobrou deles envolvimento com o programa, destacando que nada na vida se alcança sem sacrifício e tendo força para superar os obstáculos.

Apoio da prefeitura de Maracanaú

Diretora de Políticas Públicas de Juventude de Maracanaú, Edna Moraes ressaltou as dificuldades que surgiram durante a formatação do ViraVida no município, agradecendo a oportunidade de poder fazer parte da iniciativa. "Só nós sabemos o que passamos, e, por essa razão, é preciso agora comemorar." Ela lembrou o motivo do surgimento do programa, citando que isso se deu a partir da sensibilidade de Meneguelli, que em visita a Fortaleza em determinado dia, não se conformou com a situação de crianças em uma praia da cidade.
Edna Moraes disse que o ViraVira trata-se na realidade de uma iniciativa que oferece a oportunidade do surgimento de um outro paradigma, que é não vê mais o adolescente em situação de vulnerabilidade, apenas como um problema. "Por meio do programa estamos podendo criar alternativas." A gestora municipal afirmou também que, quando se faz isso, está se melhorando o país, a partir da possibilidade de fazer surgir uma geração preparada para enfrentar o futuro. 
Ao destacar o sentido das parcerias que constroem o ViraVida, citou o educador Paulo Freire, que costumava dizer: "Educação não se faz sozinho, mas em comunhão”. Parafraseando o educador, afirmou que  o trabalho com o ViraVida se insere perfeitamente nisso. 

quinta-feira, 18 de julho de 2013

O empreendedor voltou!

Emanoel Gurgel
A década de 90 foi marcada para milhões de nordestinos e brasileiros de todas as regiões, pelo re-surgimento do Forró. Esse movimento, que ficou conhecido como "Forró eletronico" teve origem a partir do sucesso de bandas Mastruz com Leite, Mel com Terra, Cavalo de Pau e muitas outras que nasceram a partir da visão de Emanoel Gurgel que investiu forte na criação e sustentação dessas bandas. Como consequência também foram revelados novos compositores, músicos e estúdios de gravação como o Somzoom Estudio que foi o grande propulsor do movimento tendo como veiculo propagador dessa nova sonoridade, a rede Somzoom Sat de rádios.
Tive a felicidade de compor aquela equipe e conduzi a Rede Somzoom Sat desde sua criação em 1996 até 2002 quando me desliguei para me dedicar a outros projetos o que já houvera feito o próprio Emanoel, que havia optado em dedicar-se as suas fazendas e produção de leite.
Durante os 6 anos que esteve afastado da direção geral do grupo Somzoom, Emanoel lançou o Briquete Mastruz com Leite e Mastruz da Sorte. Agora, Emanoel Gurgel está de volta ao comando das empresas que neste período esteve com seus filhos, liderados por Samuel Gurgel. Em seu retorno, Emanoel "convocou" alguns profissionais que participaram da primeira parte dessa história de sucesso da qual faço parte. Há obviamente, grande espectativa do mercado do Entetenimento pelo que vem por aí.
Apresentei a ideia de uma WebTv e justifiquei, usando argumentos da conversão das mídias mas, nem foi preciso concluir; de imediato ele chamou a equipe da Imaginar Filmes e no outro dia começamos a montar a grade da programação, gravação dos programas, compra de equipamentos (cameras, microfones, etc.) e construção do prédio onde serão os estúdios da TV Somzoom.
Hoje, 30 dias depois da primeira reunião, parte da programação gavada já pode ser assistida no site: www.tvsomzoom.com.br e em breve, programação ao vivo.
A TV Somzoom será a grande marca da volta de Emanoel Gurgel ao Show business!

sábado, 13 de julho de 2013

Ceará amplia vagas para o SISU

Alexandre Padilha (min. da saúde)
O estado do Ceará, que é líder na procura do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o ensino superior federal de Medicina, terá sua oferta de vagas ampliada pelo Ministério da Educação (MEC). Cento e dez novos lugares serão criados. Como os 320 postos do último certame para Universidade Federal do Ceará (UFC) - em Fortaleza e Sobral - e Universidade Federal do Cariri (UFCA) devem ser mantidos, o aumento será de 34%.
A medida integra o programa “Mais Médicos”, lançado pelo Governo Federal no último dia 8 com o objetivo de elevar a proporção de médicos por grupo de mil habitantes no Brasil e, assim, melhorar o Sistema Único de Saúde (SUS). O Ceará possui índice de 1,05 (abaixo, portanto, da estatística nacional, de 1,83).
Em nota, o MEC adianta que os cursos da UFC e UFCA serão reforçados em 50 cadeiras. As 60 restantes surgirão com novos cursos federais. Ainda não há definição sobre quantas das 60 vagas serão destinadas a quais entidades nem uma data definida para a abertura delas. Segundo o MEC, estudos indicarão a possibilidade de parte ser efetivada este ano. “As novas vagas terão que preencher rigorosamente todos os critérios técnicos. As universidades precisam se habilitar”, assegura o secretário de ensino superior do MEC, Paulo Speller.
O setor privado de ensino também deve ampliar a oferta de vagas. Editais já foram tornados públicos e, conforme Speller, precisam ser aperfeiçoados para os totais de lugares por faculdade, cidades e estados serem estabelecidos.
Somadas as instituições federais e a iniciativa particular, o MEC espera criar 11.447 vagas de graduação em cursos de Medicina até 2017. O Nordeste concentraria 4.237 desses postos. Seria a região mais beneficiada. Hoje, de acordo com o MEC, existem 18.212 vagas em Medicina no Brasil. “Caso haja região que não disponha de vaga em instituição privada, o MEC abrirá em públicas”, acrescenta Speller.
No Ceará, Fortaleza, Redenção, Sobral, Crato, Barbalha e Juazeiro do Norte devem receber a ampliação das vagas públicas e privadas. É o estado nordestino com o segundo maior número de municípios beneficiados pela medida do MEC. Fica atrás apenas da Bahia. (ver quadro abaixo)
Com mais médicos formados e, a partir de 2015, com dois anos da formação obrigatoriamente dedicados ao SUS, o Governo fala num serviço público de qualidade. “Temos que acabar essa visão ‘hospitalocêntrica’ de saúde se fazer só com hospital. Levar o médico para onde a população vive resolve 80% dos problemas”, acredita o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

terça-feira, 9 de julho de 2013

Médicos cearenses protestam

Classe médica reivindica melhores condições de trabalho
Em protesto às medidas do programa "Mais Médicos", publicado na última segunda-feira, 8, no Diário Oficial da União, o Sindicato dos Médicos do Ceará anunciou, nesta terça-feira, 9, uma possível paralisação nacional da classe médica.
De acordo com o presidente do sindicato, José Maria Pontes, existe um grupo nas redes sociais, no qual são discutidas algumas questões referentes à categoria, onde a decisão da paralisação é aceita por mais de 90% dos médicos.
Ainda segundo o presidente, "a classe médica não pode ficar omissa diante da destruição da saúde pública e da carreira dos médicos". De acordo com ele, a decisão vai ser discutida na reunião entre os 53 sindicatos regionais dos médicos e a Federação Nacional dos Médicos, que será realizada na próxima quinta-feira, 11, em Brasília. José Maria afirmou ainda que a categoria tenta marcar uma reunião com a presidente Dilma há mais de dez dias e não obtém resposta.
Em relação ao programa "Mais Médicos", do Governo Federal, o presidente do sindicato afirmou que essa é uma medida eleitoreira, apenas para mostrar para a população que o problema está sendo resolvido. "Ela (a presidente Dilma Rousseff) sabe que o problema não é esse. O governo não quer discutir a questão de maneira aprofundada, discutir o orçamento".

Mais um capitulo da novela Acquario Ceará

Acquário Ceará, desejado por uns e contestado por outros
Ministério Público do Estado do Ceará (MP) ingressou com ação que pede a anulação de documento referente ao Relatório de Impacto Ambiental do projeto Acquário do Ceará. A Ação Declaratória Incidental foi solicitada junto à 8ª Vara da Fazenda Pública contra o Governo do Estado do Ceará e a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) para pedir a anulação do parecer técnico Nº 5339/2011 e do Termo de Referência Nº 3120/2011, referentes ao relatório. O MP destaca que o problema diz respeito aos documentos que foram assinados também por servidores terceirizados da Semace, que deveriam desempenhar apenas atividades-meio, mas acabam lotados em funções que se referem às atividades-fim do órgão, especialmente emissão de pareceres técnicos de licenças ambientais, diz o MP. Tais obrigações competem apenas a servidores públicos concursados.No documento, o Ministério Público cita ainda outras obras públicas da Superintendência em que os terceirizados estão atuando em processos de grande relevância, como na implantação do sistema metroviário de Fortaleza, no Cinturão das Águas e noTerminal da Passageiros do Porto de Fortaleza. O MP Estadual e o Ministério Público de Contas (MPC) já movem uma ação na Justiça contra a Semace para que os terceirizados sejam definitivamente afastados das atividades-fim do órgão.

São João de Maracanaú: cultura e empregos

A cidade cenográfica montada para os festejos juninos 
O maior festejo junino do Ceará, o São João de Maracanaú, além de proporcionar alegria, cultura e diversão para os visitantes, gera emprego e renda para mais de 1,5 mil empreendedores e trabalhadores. Um dos públicos beneficiados com o evento são os artesãos. Cerca de 100 artistas, sendo 40 maracanauenses e os demais de outros municípios, como Caucaia, Guaiúba e Eusébio, aproveitam a oportunidade para expor e vender os trabalhos artesanais. Distribuídos em 13 barracas localizadas na Cidade Cenográfica, os artesãos vendem peças de crochê, biscuit, cerâmica e madeira. Além de redes, bonecas de pano, bijuterias, pinturas, chaveiros de palha, roupas bordadas, entre outros produtos, que são vendidos no local e atraem e encantam os visitantes. Saiba mais - A Cidade Cenográfica está disponível para visita a partir das 18h30min e, além dos artesanatos, o público pode conferir diversas atrações, como o Museu de Maracanaú, o Engenho, a Fazendinha, apresentações de humoristas, violeiros, danças, peças e muito mais.

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Semana de Negócios Brasil

Mauricio Borges é presidente da Apex-Brasil
Entre os dias 8 e 12 de julho, cerca de 50 empresas dos estados do Ceará, Paraíba e Pernambuco participarão de rodadas de negócios com compradores estrangeiros dos setores de alimentos & bebidas e moda. A ação, denominada “Semana de Negócios Brasil”, está sendo organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) em parceria com as Federações das Indústrias dos estados do Ceará (FIEC), da Paraíba (FIEP) e de Pernambuco (FIEPE). Na programação também estão previstas visitas técnicas a empresas em Recife e Fortaleza.Os empresários estrangeiros vêm do Chile, Peru, Guatemala, Panamá, Costa Rica e Uruguai, e foram selecionados pelos Centros Internacionais de Negócios (CINs) da Confederação Nacional da Indústria (CNI). A escolha dos participantes brasileiros que têm negócios na Região Nordeste também teve apoio do Projeto Extensão Industrial Exportadora (PEIEX) nos estados do Ceará, Pernambuco e Bahia, que contribuíram para a arregimentação de empresas da Região Nordeste.A programação da “Semana de Negócios Brasil” começa no próximo dia 8, com os encontros de negócios em Fortaleza. No dia seguinte, serão feitas visitas técnicas a empresas locais, antes do deslocamento para Recife. Nos dias 10 e 11, as rodadas de negócios serão realizadas na capital pernambucana e em João Pessoa, respectivamente. No dia 12, antes de retornarem aos seus países, os empresários estrangeiros ainda cumprem agenda de visita a empresas de Pernambuco.Esta é a terceira edição da Semana de Negócios Brasil. A primeira edição foi realizada em Goiânia (GO) e Manaus (AM), e a segunda, em Vitória (ES) e Belém (PA). “A Apex-Brasil realizará a Semana de Negócios Brasil com o objetivo de promover o acesso dos empresários da Região Nordeste a novas oportunidades de negócios e, também, estreitar o relacionamento entre as empresas locais e as unidades e os postos de promoção comercial da Apex-Brasil nos estados”, diz o presidente da Apex-Brasil, Mauricio Borges.

Centro Internacional de Negócios da FIEC promove curso “Exportação na Prática I”

CNI (Sistema FIEC) oferece curso de práticas e fundamentos da exportação O Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústri...