terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

FIEC debate auxílio financeiro da União aos exportadores

Roberto Macedo (presidente da Fiec)
O Conselho de Relações Internacionais da FIEC (Corin) realiza nesta quarta-feira, 27 de fevereiro, às 18 horas, na cobertura da Casa da Indústria, a sua primeira reunião bimestral deste ano. Na ocasião, José Carlos Cavalcante, coordenador de Administração Tributária da Secretária da Fazenda (Sefaz), abordará as estratégias que o Ceará pretende usar para fomentar as exportações de acordo com a Medida Provisória nº 585, de 23 de outubro de 2012. A MP dispõe sobre a prestação de auxílio financeiro pela União aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios no exercício de 2012, com o objetivo de incrementar as vendas externas brasileiras.
De acordo com a MP, os estados terão direito a 75% do total desses recursos, o equivalente a R$ 1,462 bilhão, enquanto os municípios terão 25% ou R$ 487,5 milhões. As parcelas destinadas ao Distrito Federal, aos estados e aos municípios serão proporcionais aos coeficientes individuais de participação. Do valor a ser repassado aos estados e municípios, o Tesouro Nacional irá deduzir os valores das dívidas vencidas e não pagas daquela unidade da federação. Primeiro, serão deduzidas as dívidas contraídas na União, em seguida, as dívidas contraídas com garantia da União, inclusive a dívida externa, e, ainda, as dívidas contraídas pela administração indireta dos estados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Centro Internacional de Negócios da FIEC promove curso “Exportação na Prática I”

CNI (Sistema FIEC) oferece curso de práticas e fundamentos da exportação O Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústri...