domingo, 16 de dezembro de 2018

FIEC recebe Governador Camilo Santana em almoço de confraternização com setor produtivo

O presidente da FIEC, Beto Studart entregou a Agenda da Industria 2019/2020
ao governador Camilo Santana como contribuição da indústria e reafirmação
da parceria que possam levar o Ceará a continuar sendo referencia nacional.


A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) realizou dia 14/12, o tradicional almoço de confraternização do setor produtivo com o governador Camilo Santana, na Casa da Indústria. Estiveram presentes diretores da FIEC, presidentes de sindicatos filiados, representantes de instituições parceiras e de universidades. Foram assinados três documentos entre Governo do Estado e setor produtivo.

O governador Camilo Santana enalteceu a parceria cada vez mais consistente entre a FIEC e o Governo do Estado. “Os empresários são responsáveis por gerar empregos. Quando a economia cresce, quando há investimentos o Estado ganha muito para investir em saúde, educação e segurança. Vamos continuar essa parceria pelo bem do Ceará, da indústria e do nosso povo”, disse. O governador citou os investimentos feitos pelo estado nos últimos anos, apesar da crise econômica e da escassez de recursos hídricos, como o hub aéreo, o hub de comunicações, a instalação da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) e a parceria com o Porto de Roterdã.

O presidente da FIEC, Beto Studart, iniciou sua fala relembrando a entrega da Agenda da Indústria ao governador Camilo Santana, no final de 2014 e a realização de muitas das demandas apresentadas, como a criação da SDE, Secretaria de Meio Ambiente, ampliação da área alfandegada da ZPE, Lei do FIT, isenção do ICMS para micro e mini geração distribuída, elaboração do Atlas Eólico-Solarimétrico e implantação dos polos farmoquímico e de saúde.

Fruto dessa relação de proximidade na seara institucional, citou a ampliação da interlocução entre governo e setor produtivo, por meio da institucionalização e consolidação das Câmaras Temáticas Setoriais, abrigadas na ADECE.
Para o próximo ano, Beto Studart sinalizou que há boas perspectivas, de acordo com dados da Confederação Nacional da Indústria. Mas as previsões só serão concretizadas com o ajuste nas contas públicas, avanço nas reformas previdenciária e tributária, e adoção de medidas para melhorar o ambiente de negócios, como a desburocratização, destacou. “Diferente do restante do Brasil, vemos no Ceará um ambiente favorável às transformações, apesar de sermos também fortemente influenciados pelo travamento da economia”, ressaltou o presidente citando a reforma proposta por Camilo Santana de extinguir cargos comissionados e 25% das secretarias.

A contribuição do Sistema FIEC foi significativa em 2018, afirmou o presidente. Em números, o Serviço Social da Indústria (SESI Ceará) prestou 175 mil atendimentos em saúde e 35 mil matrículas em educação; o Serviço Nacional da Indústria (SENAI Ceará) realizou mais de 50 mil matrículas; o Centro Internacional de Negócios atendeu a mais de 300 empresas entre rodadas de negócios, missões e cursos e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) capacitou cerca de 2.500 pessoas de 370 empresas. “O mais importante a ser comemorado hoje na FIEC é a aculturação de um ambiente de transformação, com o olhar voltado às oportunidades que se apresentam. Vejo a FIEC hoje como uma instituição preparada para os novos tempos”, destacou Beto Studart.

Para finalizar, Beto Studart entregou a Agenda da Indústria 2019/2022 ao governador Camilo Santana como contribuição da indústria e reafirmação da parceria em caminhos que possam levar o Ceará a continuar sendo referência nacional.

com Assessoria de Comunicação da FIEC

segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Cinco personalidades do setor de Meio Ambiente serão homenageadas na Exporecicla 2018

Águeda Muniz (Seuma), Artur Bruno (Sema), Deoclécio Justino
(Ratio), Edgar Gadelha (Fiec) e Herbest Lobo (Ibama) serão os
homenageados dia 26/09 no EXPORECICLA 2018. 
No dia 26 de setembro, o Sindicato das Empresas de Reciclagem de Resíduos Sólidos, Domésticos e Industriais no Estado do Ceará - Sindverde, filiado à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) realiza a Feira Exporecicla. O evento conta com o patrocínio da FIEC, CNI, SESI, Sebrae, Marquise, Ecofor, além do apoio da Faculdade Ratio, Funasa e Ibama. Na ocasião serão homenageadas cinco personalidades do setor de Meio Ambiente. São eles:
• Águeda Muniz -  Secretária Seuma - Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente
• Artur Bruno - Secretário Sema - Secretaria do Meio Ambiente
• Deoclécio Justino Azevedo Said - Diretor Presidente Faculdade Ratio
• Edgar Gadelha - Diretor Financeiro da Fiec
• Herbest Pessoa Lobo - Superintendente Ibama

A oitava edição do evento movimenta diversos segmentos da economia, único no Norte e Nordeste. Entre os expositores, estarão reunidos representantes de toda a cadeia produtiva da reciclagem: plástico, ferro, eletroeletrônico, madeira, gesso, pneu, borracha, resíduos da construção civil, água, energias renováveis,logística reversa, óleo e tecidos, dentre outros, focando nas efetivas demandas e busca de soluções para os empresários do ramo. A programação contará ainda com seminários e palestras voltados para as diversas áreas da sustentabilidade.
Sobre o Sindiverde
Criado em 1998, é um dos 40 sindicatos patronais ligados à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e conta hoje com 76 empresas associadas, ligadas à indústria de reciclagem, incineradoras, consultoria ambiental, transformação e usinas de aterro.
Serviço:
EXPORECICLA 2018
Período: 26/09 a 28/09
Horário: 14h às 20h
Local: Centro de Eventos do Ceará
Endereço: Av. Washington Soares, 999 - Edson Queiroz
Pré-inscrições: No site exporecicla.com.br
Entrada: 1kg de alimento
Mais informações: (85) 9.8191.7351 (Sindiverde)

segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Vila Galé inaugura resort em Touros (RN) e anuncia novo investimento no Nordeste

A rede portuguesa de hotéis Vila Galé inaugurou no último sábado, 01/09, sua oitava unidade no Brasil. Trata-se do Vila Galé Touros, no litoral do Rio Grande do Norte. No evento, representantes do Trade Turístico Potiguar, políticos, jornalistas e o presidente do grupo, Sr. Jorge Rebelo, que nos concedeu entrevista. Para assistir, click no link abaixo:


Serviço:
O Vila Galé Touros Hotel Resort Conference & Spa, no município de Touros, a 80 km de Natal, é o oitavo hotel do grupo no País. Tem 514 acomodações, piscinas, Clube Nep (para as crianças), Spa e seis restaurantes em área de 113 mil m2. O resort funciona no sistema all inclusive. O hotel abriga o maior Centro de Convenções do estado, com capacidade para até 1.200 pessoas. O investimento total é de R$ 150 milhões, com recursos próprios. É o oitavo no Brasil e 31º hotel da rede.

domingo, 29 de julho de 2018

Cenário eleitoral indefinido reforça ainda mais a paralisia da economia

Economistas não vêem confiança suficiente nos pré-candidatos a presidência da república; Jair Bolsonaro (PSC), Geraldo Alckmin (PSDB), Ciro Gomes (PDT) e Marina Silva (Rede) para o equilíbrio da economia.
Um voo às cegas. É assim que economistas, advogados especializados em negócios e investidores definem a situação atual da economia: a pouco mais de dois meses da eleição, o cenário está tão indefinido que é difícil saber se, a partir de 2019, o Brasil terá um governo de esquerda ou direita, um presidente reformista ou disposto a ampliar ainda mais o tamanho do Estado. Diante disso, a economia, que já está em marcha lenta, deve se manter em ponto morto até outubro. É uma má notícia, já que reforça a paralisia dos setores, põe investimentos em compasso de espera e pode reduzir ainda mais as expectativas para o Produto Interno Bruto (PIB) de 2018.
A lentidão da economia está evidente em relatórios como o Focus, do Banco Central, que reúne a média das previsões para o País. A previsão para o crescimento do PIB, que chegou perto de 3% em fevereiro, caiu consistentemente desde então e hoje está em 1,5%. Embora os dados já mostrem o efeito dos problemas até aqui, a eleição poderá agravar o quadro, segundo o economista Álvaro Bandeira, do Banco Modal. "Acho que podemos cair abaixo disso, ficar em 1% ou 1,2%", afirma. "É um resultado muito ruim, pois fica abaixo do nível necessário para evitar a queda da renda per capita, que é de cerca de 2,5%."
O economista-chefe do Itaú Unibanco, Mário Mesquita, também acredita que a eleição poderá ser mais um fator de estresse para a economia. No início do ano, a equipe do banco chegou a projetar cerca de 3% de avanço para o PIB nacional. Neste mês, revisou para baixo suas previsões e já trabalha com um índice inferior à pesquisa Focus, de 1,3%.
A reticência do investidor em tomar decisões é compreensível, na avaliação do advogado especializado em fusões e aquisições Carlos Mello, do escritório Souza, Mello e Torres, uma vez que o cenário político tem hoje a maior indefinição desde a campanha que levou à primeira vitória de Lula, 16 anos atrás. "Vejo que os empresários brasileiros estão reticentes em fazer associações agora, a se comprometer com resultados ou mesmo em atrair um novo parceiro", diz. "Três fundos estrangeiros procuraram um cliente meu da área de galpões logísticos. Mas ele acha que agora não é a hora de comprar terreno e fazer galpão, de colocar o capital em risco."
Depois de dois anos ruins, o mercado de fusões e aquisições esperava um avanço considerável em 2018 - de 15% ante o resultado do ano passado. As expectativas, no entanto, já foram frustradas, de acordo com Rogério Gollo, sócio da PwC, que acompanha os negócios fechados entre companhias. De janeiro a maio, houve um crescimento discreto, de 3,3%, em relação ao mesmo período de 2017. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Agência Estado


segunda-feira, 16 de julho de 2018

Impactos da biomassa na indústria cearense é tema de evento na FIEC

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), em parceria com o Instituto Brasileiro
do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), realiza no dia 17/7, às 14h, na Casa da Indústria, o evento Impacto da Biomassa na Indústria do Ceará: alternativas para sustentabilidade e sua interface com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O evento tem o objetivo de discutir e incentivar o uso de biomassa na indústria cearense, observando os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). O estudo “Biomassa para Energia no Nordeste: Atualidades e Perspectivas”, realizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), por meio da Associação Plantas do Nordeste (APNE), serve de base para construção de políticas públicas voltadas para discussão e incentivo ao uso de biomassa.

Serviço
Impacto da Biomassa na Indústria do Ceará: alternativas para sustentabilidade e sua interface com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Data: 17/7, às 14h
Local: FIEC (Av. Barão de Studart, 1980)
Confirmação de participação: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdzpChXRyTEo3r2VPNqcCdJgZc13d16Xnj9SO4oMoxKzBjVOA/viewform

domingo, 15 de julho de 2018

Beach Park terá isenção tributária; 14 mil empregos

O protocolo de intenções assinado, na semana passada, entre Governo do Estado, Prefeitura de Aquiraz e o Beach Park isenta em 100% a empresa do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na aquisição de máquinas, equipamentos e estruturas metálicas, além de conceder benefícios relativos ao Imposto Sobre Serviço (ISS), ao Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), bem como ao Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). O acordo também engloba os alvarás e demais impostos e taxas municipais para a expansão do parque aquático e construção de resorts, anunciado na última sexta-feira (6) e que abrange investimentos de cerca de R$ 1,6 bilhão. Ao todo, a companhia vai gerar cerca de 14 mil empregos, dos quais 3,5 mil diretos e 10,5 mil indiretos. Governo do Estado e Prefeitura de Aquiraz informaram que ainda é cedo para medir os impactos na arrecadação de impostos.

Vainkará! Com 25 metros de altura, essa é a grande novidade do Beach Park
que teve em sua inauguração a presença de famosos. Na foto central,
Ednilo Soares (sócio) com seus convidados.
Vainkará 

Neste sábado (14), o Beach Park inaugura a 19ª atração, o Vainkará, no estilo Tornado Wave. A novidade é o primeiro equipamento da categoria da América Latina e o segundo do mundo. O visitante terá que encarar uma altura de 25 metros, passando por duas rampas que fazem parte do trajeto e deixam as boias praticamente em posição vertical. O design e cores seguem a ideia do Vaikuntudo, com as cores inspiradas no mar do Ceará.

Tráfego deve manter expansão anual de 4,5% nos próximos 20 anos, diz Embraer

A demanda mundial por transporte aéreo aumentará 2,5 vezes até 2037,
atingindo 17 trilhões de passageiros-quilômetro transportados.
A Embraer publicou hoje, durante a feira internacional de Farnborough, na Inglaterra, seu relatório com projeções para o mercado da aviação nas próximas duas décadas, abrangendo os anos de 2018 a 2037.
A companhia prevê para o período que o tráfego mundial de passageiros mantenha uma taxa de crescimento anual de 4,5%. Apesar dos choques externos, como crises financeiras e oscilações relevantes nos preços das commodities, as viagens aéreas provaram ser resistentes a rupturas econômicas, mantendo a sua tendência histórica de expansão no longo prazo, segundo avaliação da empresa. Pelas estimativas da Embraer, as regiões do Oriente Médio e da Ásia/Pacífico serão, até 2037, aquelas com as maiores taxas de crescimento no tráfego de passageiros, avançando, em média, 5,7% por ano. Em seguida, virão América Latina (5,2%), África (4,8%), Europa (3,7%), Comunidade de Estados Independentes, CEI (3,6%) e América do Norte (2,7%). A companhia calcula ainda que a demanda mundial por transporte aéreo aumentará 2,5 vezes até 2037, atingindo 17 trilhões de passageiros-quilômetro transportados (RPKs, na sigla em inglês) para todos os segmentos de aeronaves comerciais. A região da Ásia/Pacífico será o maior mercado, respondendo por 38% do RPKs do mundo. Já a Europa e a América do Norte juntas terão 37% da demanda total de transporte aéreo. A Embraer projeta que, nos próximos 20 anos, haverá uma demanda global por 10.550 novas aeronaves de até 150 assentos, o que corresponderá a um mercado de US$ 600 bilhões. As novas entregas devem ficar concentradas nas regiões da Ásia/Pacífico e da América do Norte, com 28% e 27% da demanda por aeronaves, respectivamente. A companhia prevê também que haverá uma demanda global por 8.230 jatos de até 150 assentos, considerando os investimentos em conectividade entre as cidades de médio porte. Neste segmento, as novas entregas também devem ficar concentradas nas regiões da Ásia/Pacífico e da América do Norte, com 25% e 31% da demanda por aeronaves, respectivamente. Para o segmento de aeronaves de fuselagem estreita, com 150 a 210 assentos, a estimativa é que a demanda global alcance 20.260 entregas. As regiões da Ásia/Pacífico e da América do Norte, devem responder por 38% e 20% da demanda por aeronaves, respectivamente. Segundo a Embraer, os jatos com capacidade intermediária neste segmento continuarão a dominar a demanda futura, mas espera-se um foco crescente nas aeronaves de maior porte, diz a companhia.
Agência Estado

sexta-feira, 1 de junho de 2018

Fortaleza vai sedia o Seminário Prefeitos do Ceará 2018

Governança, perspectiva para o futuro, transparência das contas públicas,
planejamento, gestão inteligente e eficiente serão alguns dos temas.
Na próxima segunda-feira (4), será aberto o Seminário Prefeitos Ceará 2018, em Fortaleza, no Centro de Eventos do Ceará.. O tema central será "Governança e transparência". O evento deverá reunir cerca de 500 gestores dos 184 municípios cearenses que terá palestras, exposição de estandes, painéis e debates. Os promotores, apontam que os gestores necessitam de capacitação e de definir de forma eficiente a aplicação dos recursos, que estão cada vez mais escassos. Os principais assuntos que norteiam o cotidiano dos municípios cearenses serão: governança, perspectiva para o futuro, transparência das contas públicas, planejamento, gestão inteligente e eficiente, Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), controle social e participação do cidadão.
O tema escolhido para o Seminário Prefeitos Ceará 2018, "governança e transparência", será abordado na palestra do presidente do TCE, conselheiro Edilberto Pontes, no primeiro dia do evento, na segunda-feira (4), às 11 horas. Durante a apresentação, o presidente vai analisar "O Papel do Controle e da Governança nas Instituições Públicas na Era da Transparência".
O TCE também estará presente no painel 2: Transparência Pública, com apresentação sobre o projeto "Índice de Transparência Municipal", com a servidora Priscila de Castro; e, no painel 5, Ouvidoria no Setor Público, com participação do conselheiro substituto e ouvidor do TCE Ceará, Davi Barreto, sobre "Ouvidoria do Tribunal de Contas do Estado do Ceará: Aspectos de Fiscalização e Orientação". 
Serviço:
O Seminário Prefeitos Ceará é uma promoção da Prática Eventos
e do jornal Diário do Nordeste, em parceria com a Fundação de Cultura
e Apoio ao Ensino (Funcepe) e a realização do Instituto Future, Aprece e do TCE.

Com Diário do Nordeste

quinta-feira, 24 de maio de 2018

Vila Galé inaugura um novo conceito de barraca de praia em Fortaleza

A Vila Galé, maior rede de resorts do país, reinaugurou a Barraca de Praia Vila Galé Café, em Fortaleza, na praia do Futuro no último sábado (19). O empreendimento, que é aberto ao público local e terá, além de jantares especiais e almoços ao longo da semana, uma programação intensa de música ao vivo às quintas e aos sábados.
“O Ceará tem passado por uma transformação muito positiva, demos um salto no turismo. E nós, da Vila Galé, temos consciência de que o turismo não é só benéfico para o turista, mas para as pessoas ao redor, por isso, estamos abrindo quatro novas opções de gastronomia, de uma só vez, para os moradores locais. Agora, temos a barraca de praia Vila Galé Café, com feijoadas, brunch, almoços e jantares; o Sushi lounge, com gastronomia japonesa; o Inevitável, de culinária mediterrânea e o Massa Fina, nossa mais recente aposta em massas e pizzas artesanais, típicas da cozinha italiana. Todas essas ofertas estão disponíveis para os moradores e turistas locais”, explica Dr. Jorge Rebelo de Almeida, presidente da rede.
Além da reinauguração da Barraca de Praia, foram apresentadas as renovações no Vila Galé Fortaleza, que inclui um trampolim do NEP, a reformulação do Clube Nep e área kids do hotel.
O evento contou com a presença de personalidades do estado, como o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, o secretário de turismo da cidade, Régis Medeiros; o presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira do Ceará, Eliseu Barros, dentre outras.

Vila Galé é responsável pela gestão de 29 unidades, sendo vinte e duas em Portugal e sete no Brasil (Angra dos Reis/RJ, Rio de Janeiro/RJ, Cumbuco/CE, Fortaleza/CE, Guarajuba/BA, Salvador/BA e Cabo do Santo Agostinho/PE). Atualmente com cerca de 2.300 funcionários, o Grupo detém a maior rede de resorts do país e planeja a abertura da 8ª unidade brasileira na Praia de Touros (RN), prevista para setembro de 2018. Em 2017, o Grupo teve faturamento de ‎€ 173 milhões de euros nos seus 28 hotéis no mundo.  A rede ainda prevê a abertura de unidades hoteleiras  em Portugal, nomeadamente Vila Galé Collection Braga, resultado da renovação do antigo hospital de S. Marcos; Vila Galé Elvas, no Alentejo  e Vila Galé Serra da Estrela, em Manteigas. Saiba mais sobre os hotéis Vila Galé no Brasil e no mundo em www.vilagale.com .

segunda-feira, 21 de maio de 2018

Festa da Indústria cearense tem nova data

O presidente da FIEC Beto Studart, fará a festa anual em nova
data a ser divulgada, para homenagear Elisa Gradvohl, Elcio
Batista e Edson neto.
A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) comunica que, por motivo de força maior, a tradicional Festa da Indústria, agendada para 30 de maio, será realizada em nova data a ser divulgada posteriormente. O evento é tradicionalmente realizado pela FIEC em comemoração ao Dia da Indústria e na ocasião são homenageadas com a Medalha do Mérito Industrial personalidades que transformam a Indústria cearense. Neste ano, os homenageados são a empresária Elisa Gradvohl, presidente do Sindicato das Indústrias de Frio e Pesca no Estado do Ceará (Sindfrio); o economista Edson Queiroz Neto, chanceler da Universidade de Fortaleza (Unifor); e o secretário chefe de Gabinete do governador Camilo Santana, Élcio Batista.

Gerência de Comunicações - Sistema FIEC

segunda-feira, 14 de maio de 2018

Museu da Indústria abre exposição do Prêmio Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas

A exposição A Intenção e o Gesto integra o projeto Arte e Indústria,
iniciativa que homenageia artistas com processos de criação
relacionados à produção industrial.
O Museu da Indústria, equipamento do SESI Ceará, recebe nesta quinta-feira, dia 17 de maio, o evento de lançamento da exposição A Intenção e o Gesto, parte da programação do Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas, apenas para convidados. A premiação é considerada a mais importante iniciativa do gênero no país, e este ano desembarca em Fortaleza ocupando também o Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC|CE), localizado no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC). Os dois espaços receberão três exposições, todas com entrada franca, que ficam em cartaz ao público de 18 de maio a 1º de julho.
A exposição A Intenção e o Gesto integra o projeto Arte e Indústria, iniciativa que homenageia artistas com processos de criação relacionados à produção industrial. Em sua terceira edição, o projeto tem a curadoria de Marcus Lontra e reúne trabalhos do artista Sérvulo Esmeraldo, homenageado pelo Prêmio este ano, e de mais 10 artistas contemporâneos que dialogam com sua produção: Almandrade, Ana Maria Tavares, Angelo Venosa, Arthur Lescher, Delson Uchoa, Hildebrando de Castro, Guto Lacaz, Iran do Espírito Santo, Jaildo Marinho, Raul Córdula e Paulo Pereira.
As visitações para o público em geral iniciam no dia 18 de maio, seguindo até 1º de julho. No dia 18 de maio, às 18h, acontece um evento de abertura ao público no MAC|CE, com visita guiada às exposições com os curadores Marcus Lontra, Josué Mattos e Dodora Guimarães Esmeraldo, além da performance Verzuimd Braziel com o artista Daniel Santiago.
O MAC|CE recebe a mostra com os trabalhos dos cinco artistas vencedores da sexta edição do Prêmio: Daniel Lannes (RJ), Fernando Lindote (SC), Jaime Lauriano (SP), Pedro Motta (MG) e Rochelle Costi (SP); e a exposição Verzuimd Braziel - Brasil Desamparado, do curador premiado Josué Mattos, que reúne trabalhos dos artistas André Parente, Anna Bella Geiger, Carla Zaccagnini, Cildo Meireles, Clara Ianni, Dalton Paula, Daniel Jablonski e Camila Goulart, Daniel Santiago, Ivan Grilo, Lourival Cuquinha, Regina Parra, Regina Silveira, Santarosa Barreto, Thiago Honório, Thiago Martins de Melo e Vitor Cesar.
Em paralelo às mostras do Prêmio, é realizada a exposição A Intenção e o Gesto, que integra o projeto Arte e Indústria. Em Fortaleza, A Intenção e o Gesto será dividida entre o Museu de Arte Contemporânea do Centro Dragão do Mar, que receberá cerca de 40 obras de Sérvulo Esmeraldo, constituindo-se em uma grande exposição do artista, enquanto no Museu da Indústria outros oito trabalhos do homenageado se unem à exibição das obras dos artistas Almandrade, Ana Maria Tavares, Angelo Venosa, Arthur Lescher, Delson Uchoa, Hildebrando de Castro, Guto Lacaz, Iran do Espírito Santo, Jaildo Marinho, Raul Córdula e Paulo Pereira, que dialogam com a produção de Esmeraldo.
Fortaleza é a única capital do Nordeste a receber as exposições da sexta edição do Prêmio, que teve seu início no ano passado, no Museu Brasileiro (MuBE), em São Paulo. Brasília e Goiânia também já sediaram as mostras, que de Fortaleza seguem para o Rio de Janeiro (julho a setembro) e a Florianópolis (outubro a fevereiro de 2019).
O Prêmio é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Serviço Social da Indústria (SESI), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Em Fortaleza, a exposição tem o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).

Fonte: Assessoria SFIEC

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Balança comercial cearense apresenta melhor desempenho no comparativo dos últimos cinco anos

Os dados são do documento Ceará em Comex, elaborado
pelo Centro Internacional de Negócios da FIEC
As exportações cearenses em janeiro de 2018 atingiram a cifra de US$ 180,5 milhões, o valor representa crescimento de 15,3% quando comparado ao valor do mesmo mês em 2017. Já em dezembro do ano passado o valor é US$ 231,4 milhões. Do lado das importações, o primeiro mês de 2018 totalizou US$ 194,8 milhões, expressiva elevação em relação a dezembro de 2017 quando foi importado US$ 135,4 milhões. Ao comparar com o mesmo período do ano anterior, houve decréscimo de 4,1%. Vale ressaltar que as compras externas cearenses vinham registrando retração durante os últimos três meses de 2017. Os dados são do documento Ceará em Comex, elaborado pelo Centro Internacional de Negócios da FIEC, com base em informações do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.
O comportamento da balança comercial do Estado, janeiro de 2018 alcançou a marca de melhor mês para o período, desde o início da série histórica, no ano 2000. Por sua vez, as importações registraram o segundo menor valor dos mesmos cinco anos, ficando à frente apenas de 2016. Como resultado final de tais trocas comerciais, a balança cearense fechou o mês com saldo negativo de US$ 14,3 milhões. Apesar do resultado, foi o melhor desempenho para o período no comparativo dos últimos cinco anos.

Fonte: Gerência de Comunicações - Sistema FIEC

terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Dom Pedro Laguna Beach Resort & Golf conquistou, em 2017, o “Óscar do Turismo”

O conforto e a comodidade do Dom Pedro Laguna, lhe rendeu o troféu mais
cobiçado pela rede hoteleira mundial; World Travel Awards.
O Dom Pedro Laguna Beach Resort & Golf conquistou, em 2017, os prêmios do World Travel Awards – considerado o “Óscar do Turismo” – pela terceira vez consecutiva na categoria de “Melhor Resort da América Latina” e, segunda vez, como “Melhor Resort do Brasil”.  A premiação foi entregue em uma cerimônia no México, em que estavam presentes os principais nomes do segmento.  O título reitera a qualidade e dedicação nos serviços prestados pelo Dom Pedro Hotels & Golfe Collection, que há 45 anos atua como uma das principais redes da Europa, e, desde 2012, transporta os mesmos valores ao Brasil.
Sendo um dos mais exclusivos Resorts para famílias do Brasil, tem um novo conceito de lazer e descanso que transmite tranquilidade e total privacidade em um verdadeiro paraíso entre o campo de golfe e a capa praia de Marambaia.

Carnaval 2018
Dom Pedro Laguna não vai ficar de fora da folia. A cidade, conhecida por ter uma das mais animadas festas do Brasil, iniciou a tradicional programação de bandas e blocos de rua que se estendem até o final de fevereiro. Neste período, os foliões desfrutarão de mais de 50 atrações que garantem a diversão rodeada de pontos turísticos e gastronômicos.
Fonte: Assessoria CV&A


Centro Internacional de Negócios da FIEC promove curso “Exportação na Prática I”

CNI (Sistema FIEC) oferece curso de práticas e fundamentos da exportação O Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústri...