segunda-feira, 18 de junho de 2012

Sertão central cearense tem a preferencia dos assaltantes de bancos

Caixa eletrônico do BB de Banabuiú após explosão
O Sertão Central, onde o município está localizado, é a região cearense com o maior percentual de ações contra instituições financeiras depois da Grande Fortaleza. Dos 143 ataques registrados de janeiro de 2007 a junho deste ano no Ceará, 26 (18,18%) foram na região.
O Sertão dos Inhamuns aparece em terceiro lugar por ter 12,58% das ocorrências dos últimos cinco anos e meio. O ranking completa-se com a região do Cariri/Centro Sul (10,48%), Litoral Leste (7,69%), Litoral Oeste (também 7,69%), Baturité (6,99%) e Sobral/Ibiapaba (6,29%).
Fortaleza e seus 12 municípios do entorno (Região Metropolitana) registraram o maior índice de casos: 29,37%. Das 184 cidades do Ceará, 72 (39,13%) foram palco de ataques bancários desde 2007. O levantamento foi feito pelo O POVO (conheça a metodologia no quadro Saiba Mais).
A estatística do Sertão Central desafia teses do sistema de segurança pública e de estudiosos do tema. Ambos indicam regiões fronteiriças como mais propícias a esse tipo de ocorrência pelo fato de exigirem operações integradas das polícias para evitar o fluxo interestadual de quadrilhas especializadas.
“Existe um contexto que permite a mobilidade desses grupos, a começar pelo fato de as ações (de prevenção e repressão dos governos) serem locais e a atuação deles ser nacional. É preciso melhor comunicação entre as cidades e entre as polícias”, pontua a doutora em Antropologia Social e coordenadora científica do Laboratório de Estudos da Violência (LEV) da Universidade Federal do Ceará (UFC), Jânia Perla Aquino.
Dos 72 municípios cearenses atacados desde 2007, apenas 11 (15,27%) fazem divisa com Piauí (7), Rio Grande do Norte (3), Paraíba (1) e Pernambuco (0). Destaque para os limites territoriais pernambucanos, muitas vezes apontados como perigosos devido ao Polígono da Maconha, região onde há plantações da erva e, diz-se, é usada como escape por bandidos.
Autora do livro Príncipes e castelos de areia: performance e liminaridade no universo dos grandes roubos, Jânia Perla ressalta a descentralização do desenvolvimento, anos atrás restrito apenas a grandes cidades, como uma das justificativas para o Sertão Central concentrar tamanha proporção de casos.
A franca ascensão econômica de municípios interioranos e a vasta capilaridade do sistema bancário tornam-se atrativos à organização de ataques. “Há, sim, uma displicência da polícia (no combate ao crime), mas é preciso admitir que se trata de um trabalho difícil. Vive-se um momento crítico em termos de dar resposta (à população e às quadrilhas) sobre a eficácia em evitar esse tipo de ocorrência. E as quadrilhas agem conforme essa resposta e seguindo o fluxo do dinheiro”, avalia a pesquisadora.
Em nota, Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que, anualmente, as instituições financeiras investem cerca de R$ 10 bilhões em segurança. “Montante três vezes superior ao valor do início da década. Esses investimentos crescentes, aliados a uma série de medidas preventivas, produziram uma redução expressiva dos assaltos no Brasil nesta década, da ordem de 82%”, diz o documento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Centro Internacional de Negócios da FIEC promove curso “Exportação na Prática I”

CNI (Sistema FIEC) oferece curso de práticas e fundamentos da exportação O Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústri...