quarta-feira, 6 de junho de 2012

Estátua de Iracema retornará a praia este mês

Estatua retornará a sua origem na praia de Iracema
A estátua da Iracema Guardiã finalmente deu o ar da graça. Ela reapareceu, mas não no aterrinho da Praia de Iracema, onde costuma fazer a festa de turistas e fortalezenses. No momento, a estátua passa uma temporada na Praia da Cofeco, onde é restaurada pelo escultor Franzé D’Aurora. Em março, a índia teve as mãos e o arco roubados por vândalos. “Essa estátua virou um símbolo da Praia de Iracema. Você sente um vazio (sem ela). Tem uma importância simbólica e cultural”, afirma a titular da Secretaria Executiva Regional (SER) II, Rocicleide Silva. 
 A restauração já está bem adiantada e, até o fim deste mês, a estátua deve retornar ao bairro de origem. Para concluir o trabalho, faltam as mãos e a nova pintura. “Com certeza, ela não tem do que reclamar (da estadia na Praia da Cofeco). Logo com uma brisa dessa”, brinca Franzé.
Ao final da restauração, a Iracema Guardiã terá detalhes previstos apenas no projeto original, como um cabelo mais comprido. As mãos que seguram o arco ficarão separadas.
A estátua de fibra de vidro foi inaugurada em 1996 e é de autoria do artista plástico Zenon Barreto. “Ela foi concebida na década de 1960, perto da exposição na Bienal de São Paulo, época de surgimento do modernismo no Ceará”, afirma a curadora da obra do artista, Jacqueline Medeiros, que trabalha voluntariamente na restauração da obra.
Antes de iniciar os reparos, foi preciso entrar em contato com a família de Zenon na Bulgária. Após a autorização, os originais do projeto da Iracema Guardiã foram obtidos com o artista plástico Descartes Gadelha. “O Zenon é um dos mais destacados artistas do Ceará. É uma referência quando se fala em escultura”, afirma Franzé.
Outra escultura que está sendo recuperada é a da índia Iracema com Martim Soares Moreno, o filho Moacir e o cachorro Jati, localizada na Volta da Jurema, na avenida Beira Mar. O trabalho, também sob responsabilidade de Franzé, foi dificultado pelo fato de restauros anteriores terem utilizado materiais que não fazem parte da escultura original, que é feita de cimento e ferro.
A SER II informa que, com o fim dos consertos, haverá reforço na segurança patrimonial no entorno das estátuas, com equipes da Guarda Municipal. O objetivo é evitar danos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontro Anual das Indústrias Químicas e entrega do Troféu Quatro Elementos é realizado na FIEC

Estiveram presentes na cerimônia o Vice-presidente da FIEC, André Montenegro; o Diretor Administrativo da FIEC, Chico Esteves, o Superintend...