sexta-feira, 22 de junho de 2012

FIEC e CIC realizam manifesto pela refinaria do Ceará

Buscando unir o setor produtivo cearense para lutar por um tema central para o desenvolvimento do estado, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e o Centro Industrial do Ceará (CIC) realizam manifesto em prol da refinaria do estado. O debate, que conta com apoio do deputado federal Danilo Forte (PMDB/CE) e participação do deputado federal Antônio Balhmann (PSB/CE), ocorre na segunda-feira (25/6), às 18h, no Auditório Luiz Esteves Neto, no 5ª andar da Casa da Indústria, sede do Sistema FIEC.
Canteiro de obras da Refinaria Premium II
As obras da Refinaria Premium II estavam previstas para começar no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) em 2013. Mas, segundo informações veiculadas no último sábado (16/6) pelo jornal Estado de S. Paulo, o projeto da refinaria estaria excluído do plano de negócios da Petrobras para o quadriênio 2012-2016.
O gerente de Estruturação do Negócio da Refinaria Premium II, Raimundo Lutif, esteve em reunião do Pacto pelo Pecém realizada na FIEC na última segunda-feira (18/6), quando afirmou que a refinaria segue nos planos da Petrobras, mas que a estatal ainda aguarda a liberação do terreno, envolto em questões indígenas. A Petrobras divulga o detalhamento do plano de negócios 2012-2016 na segunda-feira.
No mesmo evento, o secretário-executivo do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Assembleia Legislativa, Eudoro Santana, mostrou tranquilidade diante da possibilidade de adiamento do projeto da refinaria. "A mudança de planos da Petrobras tem de passar pelo conselho da empresa e isso ainda não chegou lá. Se chegar, o Ceará vai lutar politicamente. O governador Cid Gomes garantiu à Petrobras que o Ceará tem condições de receber a refinaria", afirmou Santana aos empresários presentes.
Para o presidente da FIEC, Roberto Proença de Macêdo, adiar a vinda da refinaria trará um grande prejuízo para o setor industrial cearense e para os trabalhadores que já estão sendo capacitados à espera do início das operações do empreendimento. Ele destaca que a FIEC, junto com a Petrobras, já vem acompanhando a preparação de mão de obra e informa que o setor industrial,  ao lado da classe política, está se mobilizando para que o Ceará não fique sem a refinaria.

A presidente do CIC, Nicolle Barbosa, afirmou que abraça a causa do manifesto pela refinaria do Ceará. Para a empresária, a iniciativa deve unir o setor produtivo cearense. O articulador do encontro nesta segunda-feira foi o deputado Danilo Forte. Em pronunciamento realizado ontem no plenário da Câmara dos Deputados, ele reafirmou a necessidade de luta política do estado a favor da refinaria. "Este é um momento de união de forças e de mobilização para que o nosso estado não seja, mais uma vez, prejudicado", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Centro Internacional de Negócios da FIEC promove curso “Exportação na Prática I”

CNI (Sistema FIEC) oferece curso de práticas e fundamentos da exportação O Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústri...