quarta-feira, 27 de março de 2019

Ex-beneficiário do Bolsa Família, cearense será embaixador do Nordeste em conferência em Harvard

Francisco Cavalcante de Sousa representará o Nordeste no programa de
embaixadores da Brazil at Havard & MIT, no Estados Unidos
O estudante universitário Francisco Cavalcante de Sousa, de 20 anos, será o primeiro cearense a representar o Nordeste no programa de embaixadores da Brazil at Havard & MIT, em Boston, nos Estados Unidos. O estudante é o filho caçula de seis irmãos, e o primeiro a conseguir ingressar em uma universidade.
Natural do município de Jaguaribara, distante 218 km de Fortaleza, o universitário se divide entre a cidade de Mossoró (RN) onde estuda durante a semana e sua cidade de origem, onde atua nos fins de semana como voluntário em programas sociais e administra uma página de notícias sobre fatos em Jaguaribara.
Estudante do segundo semestre do curso de Direito da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Francisco contou ao O POVO Online sobre as suas expectativas. "Com dedicação e muita força nós podemos conquistar o queremos. E eu quero ser um símbolo de que o protagonismo juvenil pode transgredir fronteiras e transformar o ambiente onde vivemos, mesmo morando no interior nordestino, onde a aplicação de políticas públicas muitas vezes são secundárias", explica.
Francisco também falou sobre a motivação para os estados na realidade em que vivia com a família, no Interior do Estado. “Na minha família, ninguém nem sequer terminou o Ensino Fundamental. Inclusive, minha mãe é funcionária de uma escola, trabalha na limpeza. E eu, lá em casa, fui o único que decidi que queria mudar, não queria ser como os meus irmãos (que estão desempregados). Eu disse: eu posso mudar o meu País”, contou.
Os embaixadores 
O programa conta com dez jovens brasileiros, selecionados a partir de projetos que desenvolvem em cada estado. Durante a conferência, os estudantes discutirão o presente e o futuro do País e do mundo. Francisco foi selecionado após apresentar seus projetos sociais que foram desenvolvidos durante sua vida escolar. Um deles tratava sobre o programa Bolsa Família como política educacional. Ele lançou olhar sobre a questão política, educacional e social ao programa do qual foi beneficiário. 
Francisco estudou durante o Ensino Médio no curso de Eletromecânica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e participou do concurso que lhe rendeu o prêmio de primeiro lugar no maior evento científico do Ceará e o 4° no Programa Parlamento Jovem Brasileiro, da Câmara dos Deputados.
Brazil Conference at Harvard & MIT
Os dez estudantes selecionados irão à Boston para participar da Brazil Conference at Harvard & MIT, e se tornarem multiplicadores em suas regiões. O embarque será no próximo dia 2 de abril com retorno no dia dez.
Após participarem do programa, os estudantes serão responsáveis em organizar seus próprios centros regionais, com a criação de eventos para propagar o conteúdo que será discutido durante a conferência.
Confira a lista dos embaixadores de 2019
Norte
Carlla Martins - Estudante de Engenharia da Computação na Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
Jackson Viana - É estudante e fundou a Academia Juvenil Acreana de Letras (AJAL), instituição de cultura voltada a jovens escritores do Acre, da qual é o presidente.
Nordeste
Aniele Berenguer - Estudante de psicologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Francisco Cavalcante - Estudante de direito da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).
CENTRO-OESTE
Eros Frederico - Ex-aluno do IFMS-CB e atualmente é acadêmico de Direito da UFMS em Corumbá/MS.
Marina Martinho já atuou em diversos projetos sociais e voluntariados, dentre eles como embaixadora e mentora do Movimento Choice.
SUDESTE
Daniel Heringer é ex-aluno do Coluni - UFV e atualmente é estudante de medicina da USP de Ribeirão Preto
Mariana Zanholo cursou Ensino Médio Técnico. Atualmente é bolsista do Insper, onde estuda Administração.
SUL
Lucas Gremaschi, nascido e criado no interior do Paraná, é estudante do quinto ano de Medicina na Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Natália Cecília é alagoana, atualmente cursa Relações Internacionais na UFSC.
Conheça mais sobre os dez embaixadores no site.
Com Jornal O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontro Anual das Indústrias Químicas e entrega do Troféu Quatro Elementos é realizado na FIEC

Estiveram presentes na cerimônia o Vice-presidente da FIEC, André Montenegro; o Diretor Administrativo da FIEC, Chico Esteves, o Superintend...