segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Planos de saúde tem melhor desempenho


Os principais planos de saúde encontrados em Fortaleza, como Unimed, Hapvida, Camed e Amil receberam pontuação acima da média, segundo avaliação de desempenho realizada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), referente ao ano de 2010. Eles integram um universo de 360 planos que tiveram desempenho entre 0,60 e 0,79 pontos (numa escala que vai de 0 a 1), correspondendo a 32% dos 1.103 planos avaliados, e representam 25,7 milhões de clientes no País.
De acordo com o relatório da ANS, 67,3% dos planos, ou seja, 743, apresentaram pontuação inferior a 0,60, sendo que 39,6% (437 operadoras) foram pontuados entre as duas faixas mais baixas, classificadas pelo Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), que abrange cinco faixas de pontuação: de 0,00 a 0,19; de 0,20 a 0,39; de 0,40 a 0,59; de 0,60 a 0,79; e de 0,80 a 1,00. O consumidor que desejar descobrir a pontuação de seu plano de saúde, basta acessar o site da ANS.
Para realizar a avaliação das operadoras, a ANS levou em consideração quatro critérios: qualidade da assistência prestada (que mensura processos e práticas realizadas pela operadora para favorecer o acesso aos serviços de saúde e o atendimento qualificado, integral e resolutivo dos consumidores), estrutura de atendimento oferecida (atributos e dimensões de proficiência, desempenho, estrutura e operação), situação econômico-financeira da operadora (precisam comprovar com garantias financeiras que possuem equilíbrio suficiente para atender com qualidade e de forma contínua a seus consumidores) e satisfação dos beneficiários, que mede o quanto as expectativas e necessidades dos beneficiários dos planos de saúde são atendidas, verificando os motivos da satisfação ou insatisfação.
Implementado pela ANS, em 2004, o relatório do Programa de Qualificação da Saúde Suplementar, segundo a agência, demonstra uma tendência de crescimento na qualificação das empresas de planos de saúde em relação aos anos anteriores. Segundo João Matos, coordenador do Programa, isso evidencia uma evolução positiva na qualidade das operadoras, que se reflete na expectativa de melhoria na oferta dos serviços.
Atualmente, cerca de 41 milhões de beneficiários (71% do total) estão em operadoras que se encontram na faixa igual ou superior a 0,5. Entre 2009 e 2010, no entanto, este percentual teve uma pequena redução, mas o número de beneficiários aumentou. (com agências)

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