quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Morre pai do biodiesel,professor Expedito Parente.

Morreu, no início da manhã desta terça-feira, 13, aos 70 anos, o engenheiro químico e professor Expedito Parente, da Universidade Federal do Ceará (UFC). Expedito era reconhecido no mundo inteiro como o pai do biodiesel.
Segundo informações da instituição, o professor estava internado no Hospital São Carlos e morreu por complicações de uma cirurgia de diverticulite (inflamação no intestino grosso). O velório teve início às 13h, na funerária Ethernus, na rua Padre Valdevino. O corpo deverá ser cremado na manhã desta quarta-feira, 14, em local e horário ainda a ser informado pela família. 
Além do biodiesel, Expedito concebeu e desenvolveu o bioquerosene. A primeira patente mundial do biodiesel foi registrada em 1980, mas o professor perdeu o registro do produto, hoje de domínio público.
O pesquisador atuava ainda em vários projetos, tendo recebido inúmeras homenagens em forma de comendas, troféus e diplomas de honra ao mérito no Brasil e no exterior.
O biodiesel é produzido por meio de uma reação química denominada de transesterificação, aplicada ao óleo vegetal ou animal, matérias-primas para o combustível.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontro Anual das Indústrias Químicas e entrega do Troféu Quatro Elementos é realizado na FIEC

Estiveram presentes na cerimônia o Vice-presidente da FIEC, André Montenegro; o Diretor Administrativo da FIEC, Chico Esteves, o Superintend...