segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Petrobrás e Governo definem ações para fornecedores de petróleo e gás naval

Incentivo a cadeira produtiva vai aumentar a competitividade

Aumentar o número de fornecedores da cadeia produtiva de petróleo, gás e naval é o objetivo da assinatura de acordo nesta segunda-feira (13/8), durante evento na sede da Petrobras. O acordo será assinado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), a Petrobras e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).
O governo federal quer aumentar a competitividade e o número de fornecedores da cadeia produtiva de petróleo, gás e naval, a partir da implementação de projetos no âmbito do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo & Gás Natural (Prominp), que estão alinhados com as diretrizes do Plano Brasil Maior.
Entre as ações previstas estão o apoio ao desenvolvimento de polos empresariais e Arranjos Produtivos Locais (APLs), busca de oportunidades financeiras e tributárias ao longo da cadeia de fornecedores, apoio ao desenvolvimento da engenharia nacional, o aprimoramento da inteligência em logística e fortalecimento da política de conteúdo local. O detalhamento das ações será divulgado à medida que os programas forem definidos. 
“A grande demanda por bens e serviços no setor é um incentivo para investirmos na qualificação e ampliação dessa cadeia produtiva nacional, garantindo o cumprimento de uma política de conteúdo nacional que beneficie a produção do conhecimento científico e a tecnologia de inovação do setor”, destaca a secretaria de Desenvolvimento da Produção do MDIC, Heloisa Menezes. 
Segundo o presidente da ABDI, Mauro Borges Lemos, o desenvolvimento dos projetos também estarão ancorados no Programa de Gestão de Conteúdo Local, recentemente anunciado como um dos pilares do novo plano de negócios da Petrobras.
“A assinatura deste acordo de cooperação e a iniciativa da Petrobras para suportar a ampliação do conteúdo local sinalizam que existe uma sintonia fina entre os setores público e privado para o fortalecimento da cadeia nacional de fornecedores. Entendemos que a elevada demanda de investimentos no setor requer ações coordenadas para ampliar a capacidade de gestão das empresas brasileiras, em termos de estrutura corporativa, escala produtiva, tecnologia, inovação e inserção internacional”, afirma. 
Projeto piloto 
Um projeto piloto está sendo implementado para o desenvolvimento de empresas âncoras da cadeia nos estados de Minas Gerais, Bahia e Pernambuco. Empresas identificadas como potenciais fornecedores serão mobilizadas a partir de diagnósticos in loco e ações estratégicas com a alta administração para elaboração de Planos de Negócios. 
O projeto prevê a busca de alternativas de financiamento para a ampliação e modernização da capacidade produtiva, gestão, qualificação de recursos humanos, inovação e tecnologia.. A iniciativa poderá ser ampliada para atender empresas âncoras de outros estados potenciais a partir da avaliação das instituições signatárias do acordo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Centro Internacional de Negócios da FIEC promove curso “Exportação na Prática I”

CNI (Sistema FIEC) oferece curso de práticas e fundamentos da exportação O Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústri...