quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Pesquisa Ibope no Icó aponta vitória de Marcos Nunes

Marcos Nunes (prefeito do Icó) obteve avaliação positiva
em todos os índices da pesquisa Ibope
Marcos Nunes, candidato do PMDB à Prefeitura do Icó, lidera a disputa, segundo pesquisa contratada ao Ibope, pelo Sistema Verdes Mares, através da TV Diário. Marcos Eugênio Leite Guimarães Nunes já governa o Município desde janeiro de 2009. A pesquisa foi realizada nos dois primeiros dias de setembro e ouviu 301 eleitores.
Em Icó, estão disputando a chefia do Executivo municipal apenas dois candidatos. O atual prefeito e José Jaime Bezerra Rodrigues Júnior (Jaime Júnior), indicado pelo DEM, representando a Coligação "Mudança com honra e coragem". Marcos Nunes representa a Coligação "Icó cada vez melhor".
Na pergunta estimulada, quando o entrevistador pergunta ao eleitor "se a eleição para prefeito de Icó fosse hoje e os candidatos fossem estes, em quem o (a) sr (a) votaria", o resultado do levantamento aponta o atual prefeito Marcos Nunes em primeiro lugar, com 52% das intenções de voto seguido de Jaime Júnior com 39%. Os entrevistados que declararam ter intenção de votar em branco ou anular o voto somam 3%, enquanto outros 6% não sabem responder ou preferem não responder, diz o relatório do Ibope.



Rejeição
Na pergunta sem a apresentação da relação de candidatos, denominada de espontânea, o candidato Marcos Nunes também tem 52% das intenções de voto e Jaime Júnior também fica com 39%. Outros 4% dizem ter a intenção de votar em branco ou anular o voto e 5% não sabem ou não opinam.
Quando perguntados em quais candidatos não votariam de jeito nenhum, 45% dos eleitores icoenses citam Jaime Júnior contra 39% que citam Marcos Nunes. Os entrevistados que declaram poder votar em qualquer candidato somam 8%, enquanto 9% não sabem ou não respondem, lembrando que, nessa pergunta, o entrevista poderia citar mais de um candidato.



A pesquisa realizada entre os dias 1º e 2 de setembro, com 301 eleitores, maiores de 16 anos, teve como objetivo levantar junto aos eleitores da área em estudo opiniões relacionadas a assuntos políticos e administrativos. Ela está registrada no Tribunal Regional Eleitoral.
O modelo de amostragem utilizado é o de conglomerados em dois estágios. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro é de 6 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. As entrevistas pessoais foram realizadas com a utilização de questionário elaborado de acordo com os objetivos da pesquisa.
Segundo o relatório apresentado pelo Ibope, as entrevistas são realizadas por uma equipe de entrevistadores contratados pelo Instituto, devidamente treinada para abordagem deste tipo de público. Há filtragem em todos os questionários após a realização das entrevistas e fiscalização em aproximadamente 20% dos questionários.

AdministraçãoA avaliação da administração do prefeito Marcos Nunes é considerada ótima ou boa por 49% dos entrevistados, como regular como 21% e como ruim ou péssima por 26% dos eleitores. A atual administração é aprovada por 56% dos eleitores icoenses, contra 38% que a desaprovam. O principal problema da cidade, apontado pela pesquisa é a saúde pública, citada por 88% dos que foram entrevistados. A educação é o segundo grande problema de Icó, 56% dos eleitores citaram-na seguida da falta de calçamento nas ruas e avenidas da cidade. Esses percentuais, diz o Ibope, correspondem à soma das três áreas que os entrevistados poderiam mencionar.
44% dos eleitores de Icó disseram estar muito interessado nesta eleição municipal, Tem interesse médio com a disputa um total de 33% do eleitorado e apenas 16% dos entrevistados disseram ter pouco interesse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontro Anual das Indústrias Químicas e entrega do Troféu Quatro Elementos é realizado na FIEC

Estiveram presentes na cerimônia o Vice-presidente da FIEC, André Montenegro; o Diretor Administrativo da FIEC, Chico Esteves, o Superintend...