Os convidados da solenidade foram recepcionados ao som do quarteto de cordas da Casa de Vovó Dedé. Em seguida, o Diretor Administrativo da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), representando o Presidente Ricardo Cavalcante, Chico Esteves, deu as boas-vindas aos convidados.
terça-feira, 21 de novembro de 2023
Encontro Anual das Indústrias Químicas e entrega do Troféu Quatro Elementos é realizado na FIEC
Os convidados da solenidade foram recepcionados ao som do quarteto de cordas da Casa de Vovó Dedé. Em seguida, o Diretor Administrativo da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), representando o Presidente Ricardo Cavalcante, Chico Esteves, deu as boas-vindas aos convidados.
segunda-feira, 25 de setembro de 2023
Jorge Rebelo, dono dos Hotéis Vila Galé, recebe o título de cidadão cearense
![]() |
Dep. Guilherme Bismark (proponente) fez a entrega do título de Cidadão Cearense ao empresário Português Jorge Rebelo |
![]() |
Vitor Valim (prefeito de Caucaia), Dep. Guilherme Bismark (propositor), Jorge Rebelo (Vila Galé) e João Fiuza (Diagonal Engenharia) |
Fortaleza, VG Sun Cumbuco, Costa dos ventos, Água Marinha e Águas de Cauípe (condomínios) e em construção o Vila Galé Collection localizado também no Cumbuco. Todos esses empreendimentos, são construídos com recursos próprios ou em parcerias com construtoras locais como, a Cearense, Diagonal Engenharia (condomínios). Ao todo, são mais de 1 mil empregos diretos no Ceará, que faz do Vila Galé Cumbuco, o maior pagador de ISS no município de Caucaia.
Para assista reportagem completa da solenidade, click AQUI
sexta-feira, 22 de setembro de 2023
Economia do Nordeste tem previsão de crescimento acima da média nacional em 2023
![]() |
PIB do Nordeste deverá crescer 3,8 em 2023 |
Alagoas lidera
O maior avanço entre os estados nordestinos é estimado em Alagoas, próximo dos 7%”, acrescenta. Alagoas é a menor economia do Brasil, mas vem surpreendendo no PIB estadual. Em 2020, ano mais drástico da pandemia da Covid-19, houve uma queda de 4,2%, seguida de uma recuperação em 2021 (4,6%) e crescimento em 2022 (3%).
As três maiores economias do Nordeste; Bahia, Ceará e Pernambuco têm previsões modestas.
Em Pernambuco, a economista e especialista em desenvolvimento regional, Tânia Bacelar, sócia na consultoria Ceplan, explica que o estado foi fortemente afetado pela restrição de atividades durante a pandemia por causa da participação elevada de serviços no PIB (em torno de 74%), superior à média nacional. “O terciário foi o setor produtivo mais impactado pela Covid-19”, acrescenta.
Na Bahia, o PIB cresceu 1,8% no primeiro semestre deste ano, 3% no segundo semestre de 2022 e 2,6% no acumulado do ano anterior.
A expectativa é de uma taxa positiva (2%) no acumulado de 2023, porém inferior à de 2022, refletindo, entre outros fatores, a queda na atividade fabril causada pelo recuo na demanda de petróleo, químicos e petroquímicos e metalúrgicos no comércio exterior. As exportações baianas despencaram 26% de janeiro a agosto deste ano, no comparativo com o mesmo período do ano passado, influenciando negativamente a produção industrial.
O Produto Interno Bruto (PIB) cearense cresceu 1,7% no primeiro trimestre de 2023 em relação a igual período do ano passado, segundo o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).
De janeiro a março passado, comparado ao mesmo trimestre de 2022, o setor de serviços avançou 2,24%, mas a agropecuária ficou praticamente estável (0,56%) e a indústria caiu 1,61%.
A expectativa para o acumulado do ano é acima dos 0,96% registrados em 2022, mas ainda assim próximo dos resultados de Pernambuco e Bahia. A previsão pode ser revista pelo Ipece na divulgação do acumulado do primeiro semestre, programada para a próxima semana.
quinta-feira, 21 de setembro de 2023
Proenergia Summit 2023 abre debate sobre transição energética no Centro de Eventos do Ceará
![]() |
Principal_Luis_Carlos_Queiroz - Proenergia Summit 2023 Foto Laura Guerreiro |
Na cerimônia de abertura, realizada na manhã desta quarta-feira, o Presidente do Sindienergia, Luís Carlos Queiroz, deu as boas-vindas aos participantes, dando relevo à programação de debates e negócios previstos para os dois dias. “Temos um propósito especial de envolver toda a cadeia do setor de energia, em um momento em que todo mundo está vivenciando a transição energética que o Brasil e o Ceará têm assumido". Disse o Presidente do Sindienergia, Luís Carlos Queiroz.
Com uma proposta focada em experiências e discussões em torno do momento atual de descarbonização, o Proenergia Summit 2023 reúne grandes players, empresários e academia, com espaços voltados para a realização de negócios, colocando em evidência o que há de mais moderno no setor, abordando o hidrogênio verde, ESG, abertura de mercado, energia eólica offshore, geração distribuída, dentre outros temas.
Na ocasião, Ricardo Cavalcante foi homenageado com a entrega do troféu Jurandir Picanço, que reconhece personalidades que tenham contribuído para o desenvolvimento do setor de energia no Ceará e no Brasil (clique AQUI para ler a matéria).
O primeiro painel do Proenergia Summit 2023 aconteceu com o tema “Oportunidades e Desafios para a Transição Energética”, tendo como moderador o Consultor de Energia da FIEC, Jurandir Picanço, e, como participantes, o Presidente da Câmara Setorial de Energia, Jonas Becker, e o Presidente da Comerc Energia, Christopher Vlavianos.
Confira a programação completa clicando AQUI.
segunda-feira, 7 de agosto de 2023
21º Congresso Espírita do Estado do Ceará (CONECE), deverá reunir mais de mil pessoas nos próximos dias 12 e 13, em Fortaleza
A Federação
Espírita do Estado do Ceará - FEEC realiza, nos próximos dias 12 e 13 de
agosto, o 21º Congresso Espírita do Estado do Ceará (CONECE), no hotel Praia
Centro, em Fortaleza. O evento tem como tema central “Cristianismo e
Espiritismo” e conta com palestrantes de todo o Brasil especializados na
temática.
Depois de
alguns anos ausente por causa da pandemia, o Congresso volta a acontecer na modalidade
presencial. A expectativa é reunir cerca de mil participantes no auditório do
hotel, que fica no bairro Praia de Iracema. Este ano foram convidados a compor
o corpo de palestrantes: Álvaro Mordechai (SP), Artur Valadares (MG), Haroldo
Dutra Dias (MG), Severino Celestino (PB) e Wesley Caldeira (MG).
Com apoio da
Federação Espírita Brasileira, o CONECE também oferece apresentações artísticas
e momentos de autógrafos de livros. As inscrições podem ser feitas até o dia 12
de agosto on-line pela plataforma Sympla (https://www.sympla.com.br/evento/21-congresso-espirita-do-estado-do-ceara-conece/2020304) ou
presencialmente em algumas casas espíritas de Fortaleza (Centro Espírita
Francisco de Assis, Grupo Espírita Paulo e Estêvão Água Fria/ Piedade, Centro
Espírita João Evangelista, Centro Espírita Aurora Redentora e Centro de Memória
Vianna de Carvalho).
A Federação Espírita do Estado do Ceará - FEEC realiza, nos próximos dias 12 e 13 de agosto, o 21º Congresso Espírita do Estado do Ceará (CONECE), no hotel Praia Centro, em Fortaleza. O evento tem como tema central “Cristianismo e Espiritismo” e conta com palestrantes de todo o Brasil especializados na temática.
Depois de alguns anos ausente por causa da pandemia, o Congresso volta a acontecer na modalidade presencial. A expectativa é reunir cerca de mil participantes no auditório do hotel, que fica no bairro Praia de Iracema. Este ano foram convidados a compor o corpo de palestrantes: Álvaro Mordechai (SP), Artur Valadares (MG), Haroldo Dutra Dias (MG), Severino Celestino (PB) e Wesley Caldeira (MG).
Com apoio da Federação Espírita Brasileira, o CONECE também oferece apresentações artísticas e momentos de autógrafos de livros. As inscrições podem ser feitas até o dia 12 de agosto on-line pela plataforma Sympla (https://www.sympla.com.br/evento/21-congresso-espirita-do-estado-do-ceara-conece/2020304) ou presencialmente em algumas casas espíritas de Fortaleza (Centro Espírita Francisco de Assis, Grupo Espírita Paulo e Estêvão Água Fria/ Piedade, Centro Espírita João Evangelista, Centro Espírita Aurora Redentora e Centro de Memória Vianna de Carvalho).
Mais
informações pelo telefone (85) 98129.3415 ou no site da FEEC (www.feec.org.br).
PARTICIPAÇÃO DOS JOVENS
No sábado (12), a FEEC promoverá, em paralelo ao
evento principal, o Congresso da Juventude Espírita do Estado do Ceará
(CONJECE). O evento ocorrerá também no Hotel Praia Centro, das 8h às 12h.
Com o tema central "Vem,
chegou a tua hora de (se) transformar", o CONJECE é destinado a jovens de
12 a 24 anos. As inscrições poderão ser realizadas através dos coordenadores de
juventude das casas espíritas do estado.
SAIBA MAIS SOBRE OS PALESTRANTES
ÁLVARO MORDECHAI: Estudioso
da Doutrina Espírita, do Evangelho e do Antigo Testamento, já tendo realizado
palestras no Brasil e exterior. Fluente em diversos idiomas, inclusive o
hebraico, graças aos anos de residência e estudos em Israel, obteve grande
preparo sobre as leis, costumes e livros sagrados do judaísmo, fundamentais
para a perfeita compreensão dos ensinos de Jesus. Em suas palestras, tem
conseguido demonstrar as claridades da 1ª Revelação, tornando ainda mais belas
e compreensíveis as lições do Evangelho, sempre à luz da Doutrina Espírita.
ARTUR VALADARES: Natural de
Patrocínio/MG, Artur reside atualmente em São Carlos/SP e é vinculado à
Associação Espírita Obreiros do Bem. Expositor espírita reconhecido por sua
competência e simplicidade, é ainda um dos fundadores e coordenadores do NEPE
Paulo de Tarso - Núcleo de Estudo e Pesquisa do Evangelho "Paulo de
Tarso".
HAROLDO DUTRA DIAS:
Escritor e palestrante mineiro cujo foco de estudos tem sido, sobretudo, o
Evangelho de Jesus e as obras de Emmanuel psicografadas por Chico Xavier.
Haroldo é autor de diversas obras espíritas, incluindo uma tradução do grego
para o português do Novo Testamento, publicada pela Federação Espírita
Brasileira. Todos os direitos autorais de seus livros foram doados a
instituições beneficentes.
SEVERINO CELESTINO:
Graduado em Odontologia, com especialização, mestrado e doutorado nesta
ciência, é professor fundador do Curso de Ciências das Religiões da
Universidade Federal da Paraíba. Atua também na área de
teologia-bíblia-religião e tradução de textos sagrados do hebraico para o
português. Leciona a disciplina de Judaísmo e Cristianismo primitivo.
Ex-seminarista, é pesquisador do hebraico, das traduções bíblicas e do
Judaísmo, base de todas as religiões cristãs. Tem se dedicado ao estudo da
Bíblia e do Cristianismo, tendo publicado diversas obras com a temática, sempre
conjugadas com as lições do Consolador Prometido por Jesus.
WESLEY CALDEIRA: Defensor
Público e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros (MG). É
trabalhador espírita, vinculado à Sociedade Espírita Allan Kardec, da qual já
foi presidente em administrações passadas. Atualmente é Presidente da AME –
Aliança Municipal Espírita e do 14º Conselho Regional Espírita de Montes
Claros. Wesley é um orador Espírita dedicado e reconhecido em vários estados do
Brasil. Como escritor, é autor de “O Espiritismo em Montes Claros”, “Da
Manjedoura a Emaús” e da obra mais recente, “Deus Antes e Depois de
Jesus".
SERVIÇO:
21º Congresso Espírita do Estado
do Ceará (CONECE)
12 a 13 de agosto de 2023
Sábado: 8h-20h. Domingo: 8h-12h
Auditório principal do Hotel
Praia Centro
(Av. Monsenhor Tabosa, 740,
Praia de Iracema, Fortaleza/CE)
Realização: FEEC e casas
filiadas.
Apoio: Federação Espírita
Brasileira.
Informações: (85) 98129.3415
e https://feec.org.br/
Informações sobre o CONJECE:
(85) 99115.8223
terça-feira, 13 de junho de 2023
O Superintendente Regional do SESI-CE e Diretor Regional do SENAI-CE, Paulo André Holanda, e sua comitiva participaram nesta segunda-feira, 12/06, de reunião técnica com a Gerente de Relacionamento do Centro de Hidrogênio Verde (H2.B) da Baviera, na Alemanha, Carolin Reiser. A instituição, sediada em Nuremberg, é vinculada ao Ministério da Economia, Desenvolvimento e Energia do Estado da Baviera.
“No encontro, foi realizada uma apresentação das atividades em andamento do hidrogênio verde na Baviera e os resultados do ‘Bavarian Hydrogen Roadmap 2022”. Tive a oportunidade de fazer uma apresentação do Sistema FIEC, com foco nas articulações quanto ao H2V e nas atuações do SESI e SENAI Ceará no âmbito das energias renováveis. Ambos saímos entusiasmados com o encontro e de portas abertas para estreitarmos relações”, relatou Paulo André Holanda, que está acompanhado, em missão pela Alemanha, da Especialista Isabela Maciel e do Gerente do Instituto SENAI de Tecnologia (IST) e do Centro de Inovação do SESI (CIS), Carlos Mesquita.
O Centro de Hidrogênio de Bayern é um centro de estratégia e coordenação para tópicos e atividades relacionados ao hidrogênio na Baviera, atuando na interface entre negócios, ciência, política e o público.
Fonte:Gerência de Comunicações (GECOM) - Sistema FIEC
quinta-feira, 26 de janeiro de 2023
Resenha sobre futebol e música
Período carnavalesco exige cuidado com doenças transmitidas por meio da saliva

Foto: Freepik
Se o carnaval é um período esperado por grande parte da população brasileira, os cearenses têm motivo de sobra para aproveitar por mais tempo. O ciclo pré-carnavalesco acontece em nove polos durante os próximos quatro fins de semana. O fato é que a folia antecipada acende o alerta de cuidados com a saúde, principalmente a saúde bucal.A mononucleose infecciosa, ficou muito conhecida nos últimos meses após a cantora Anitta suspender a agenda de shows por estar infectada com o vírus Epstein-Barr, responsável por transmitir a doença. “Nossa boca é a porta de entrada para muitas doenças, entre elas, nós podemos citar três: mau hálito, herpes labial e mononucleose. Essa última, é conhecida como a doença do beijo e pode causar outras doenças mais sérias, como lúpus, artrite reumatoide, inflamação da gengiva e febre alta, por exemplo”, é o que explica a cirurgiã-dentista do Hapvida Interodonto, Suyana Carneiro.O mau hálito é um problema comum e multifatorial. Com longos períodos fora de casa, é importante ter atenção aos alimentos consumidos, para evitar que haja acúmulo de comida entre os dentes; caprichar na hidratação para evitar a “boca seca”, que acontece quando não há a produção adequada de saliva; e fugir do tabagismo, de qualquer espécie, inclusive o cigarro eletrônico. No caso da herpes labial, a doença é transmissível e acontece por meio da saliva, não apenas através do beijo, mas também no compartilhamento de objetos.“Em grande parte, essa transmissão do vírus acontece através da saliva, com a troca de garrafas, de copos, de objetos que são levados à boca. A herpes labial tem uma particularidade, que ela só é transmissível quando está em sua fase ativa, com bolhas e feridas aparentes”, explica Suyana.
Fonte: Inove Comunicação
![]() |
Foto: Freepik |
sexta-feira, 13 de janeiro de 2023
Ceará encerra 2022 com aumento de 27% nas importações e queda de 14,6% nas exportações
O Estado do Ceará encerrou o ano de 2022 com aumento de 26,8% nas importações e queda de 14,6% nas exportações, quando comparados os dados de janeiro a dezembro de 2021. Os dados constam no Ceará em Comex, estudo de inteligência comercial produzido pelo Centro Internacional de Negócios (CIN), da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), divulgado nesta quinta-feira (12/01).
Em 2022, conforme a pesquisa, as exportações do Ceará registraram US$ 2,3 bilhões, o que representa cerca de 14,6% a menos do que no ano anterior (US$ 2,7 bilhões). Em função disso, o Ceará acabou caindo três posições no ranking de exportação das unidades federativas, saindo de 14º para o 17º do País.
Conforme o estudo, a redução nas exportações foi puxada pela queda de aproximadamente 22% das exportações do município de São Gonçalo do Amarante, cujas vendas representam mais da metade de tudo o que é comercializado externamente pelo Ceará. Além dessa cidade, Fortaleza, Maracanaú, Sobral e Icapuí completam o topo dos municípios com maior nível de exportação.
Ferro e aço, calçados e combustíveis foram os setores mais bem colocados nas vendas para outros países. Ainda de acordo com o Ceará em Comex, os principais parceiros comerciais do Ceará em exportações foram Estados Unidos, México, Espanha, Itália e Argentina, com maior utilização do modal marítimo.
Importações
Já nas importações, o Ceará vem quebrando sucessivos recordes desde 2018, quando haviam sido registradas as compras de produtos equivalentes a US$ 2,5 bilhões. Em 2021, foram importados cerca de US$ 3,8 bi em produtos, já no ano passado, esse valor subiu 26,8% e atingiu US$ 4,9 bi, quase o dobro do registrado quatro anos antes.
No ranking de unidades federativas, o Ceará foi o 14º estado do País que mais importou de outras nações, mantendo a colocação obtida em 2021. O principal município importador foi Fortaleza que, sozinha, correspondeu a 36% do total adquirido pelo estado inteiro no exterior em 2022. Recebem destaque também os municípios de São Gonçalo do Amarante, Maracanaú, Caucaia e Aquiraz.
Dos setores de maior relevância na pauta da importação, aparecem os combustíveis, os produtos químicos orgânicos e as máquinas. Conforme o estudo, Estados Unidos, China, Argentina, Emirados Árabes Unidos e Índia são os principais países que venderam produtos em 2022.
Fonte: CIN
Nordeste tem maior quantidade de assentos em voos para Europa da história
L egenda: TAP é uma das empresas com o maior número de assentos entre o Nordeste e a Europa Foto: Renato Bezerra Cinco capitais no...

-
Algumas dessas profissões já são aplicadas hoje Segundo a empresa de tendências Sparks & Honey, podemos esquecer o modelo de carreir...
-
Dando sequencia as publicações dos pérfis dos homenageados na solenidade de entrega da "Medalha do Mérito Industrial" nesta quinta...
-
A seca coloca as floresta em alto risco de incendio O alto risco de incêndios florestais em decorrência da seca fez com que o governo fe...