segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Araripina (Pe) responde por maior produção de mel no país

Reconhecida pelo potencial no setor de apicultura, a região do Sertão do Araripe possui dez municípios produtores de mel que, juntos, respondem por 80% da produção do estado de Pernambuco. O município de Araripina ocupa o 1º lugar em produção de mel no Brasil, de acordo com a Pesquisa da Pecuária Municipal do IBGE - 2010. A atividade tem crescido significativamente nos últimos três anos e emprega em média 800 pessoas na região.
Outro destaque apontado na pesquisa é o município de Bodocó, que aumentou em mais de 200% a produção, de 2008 para 2010, e entrou no ranking, representando o estado como o 12º maior produtor, seguido por Ibimirim que ocupa a 15ª colocação. Para fortalecer o potencial da região, o Sebrae em Pernambuco atua junto aos apicultores por meio de capacitações e consultorias tecnológicas e gerenciais com foco no mercado. A entidade trabalha a visão empresarial dos produtores para que a atividade passe a ser um negócio, e não apenas uma prática de subsistência.
“O objetivo do projeto é promover o acesso ao mercado nacional de forma integrada e sustentável, agregando valor ao produto, e contribuindo para o aumento do volume de vendas e da lucratividade do público–alvo”, comenta Maria Lucélia Souza, gerente da Unidade de Negócios Sebrae Sertão do Araripe.
Segundo ela, o resultado tem sido positivo e pode ser registrado pela conquista da Associação de Apicultores de Bodocó (AAPIB), que foi a primeira associação a receber o registro de Estabelecimento Relacionado (ER) ao Serviço de Inspeção Federal (SIF) do Ministério da Agricultura, tornando-se a primeira do estado a receber certificação federal. “Antes do SIF, os produtores de mel vendiam o produto em tambores de 200 litros. Com o selo, a comercialização pode ser fracionada e a produção não passará pelos ‘atravessadores’, que, até então, ficavam com boa parte do lucro”, comemora a gerente do projeto.
O trabalho do Sebrae não para com a certificação da AAPIB. A entidade já viabiliza consultorias a uma Cooperativa de Apicultores e mais duas associações da região, para que se adequem às exigências do mercado e do Ministério da Agricultura na busca da certificação. A instituição expandiu ainda o atendimento a apicultores nas regiões do Pajeú e do São Francisco. Além do mel, a Unidade Sebrae Sertão do Araripe apoia um apiário de teste para a produção de pólen na caatinga pernambucana. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Centro Internacional de Negócios da FIEC promove curso “Exportação na Prática I”

CNI (Sistema FIEC) oferece curso de práticas e fundamentos da exportação O Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústri...