sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Varejistas Maranhenses apostam no associativismo

Mercadinhos São Luiz, modelo bem sucedido em Fortaleza/Ce
O desejo de mudar e adquirir novo olhar sobre o negócio tem motivado um grupo de 17 empresários de Coelho Neto, no Maranhão, a buscar na gestão a chave para maior competitividade e sucesso no mercado. Eles participam do Projeto Varejo Competitivo, executado pela Unidade de Negócios do Sebrae em Caxias, para fortalecer o segmento de mini-mercados e mercearias do município por meio da melhoria nos processos de gestão.
Ao ver os concorrentes como parceiros e não meros competidores, os empresários descobriram a força do associativismo, criando uma Central de Negócios que já está em vias de ser formalizada.
“Enquanto aguarda os trâmites da formalização, o grupo aprende a fazer compras coletivas, a negociar preço junto a fornecedores e a realizar um rodízio de mercadorias para não emperrar o estoque. Essa mudança advém das capacitações recebidas”, informa a gestora do projeto, Larissa Gomes.
Empréstimo de mercadorias
Para a logística, os empresários utilizam a sede própria da União dos Varejistas de Coelho Neto (Uvcon). As mercadorias chegam e cada integrante do grupo se responsabiliza pelo seu pedido. Quanto ao rodízio, o funcionamento é simples: quem precisa de uma mercadoria toma emprestado de quem tem mais. 
Num passado não tão distante, a visão de trabalho associativo era inexistente entre os participantes do projeto em Coelho Neto e empréstimo de mercadorias, impensável. “A lei do cada um por si prevalecia. Agora entendemos que o melhor não é tirar vantagem em tudo, mas aprender a cooperar”, revela Luiz Santos e Silva Filho, do Mercadinho São Luiz.


Fonte: Agência Sebrae

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontro Anual das Indústrias Químicas e entrega do Troféu Quatro Elementos é realizado na FIEC

Estiveram presentes na cerimônia o Vice-presidente da FIEC, André Montenegro; o Diretor Administrativo da FIEC, Chico Esteves, o Superintend...