segunda-feira, 21 de maio de 2012

Turismo de eventos deve crescer 20% em João Pessoa

Areia Vermelha é um dos pontos turístico da PB
O turismo de eventos é um dos segmentos que mais cresce no país. Dados do Conventions e Visitors Bureau e das empresas paraibanas apontam que, no ano passado, foram realizados mais de 70 encontros em João Pessoa. Em 2010, a capital paraibana ficou entre as dez cidades brasileiras que mais realizaram programações internacionais. A perspectiva do bureau é que o segmento cresça 20% em 2012, em relação a 2011.
Para capacitar os interessados em trabalhar nessa área, o Sebrae na Paraíba realiza o Curso de Formação de Empreendedores em Eventos e o Workshop de Recepção Profissional. A responsável pela capacitação é a consultora na área de eventos e comunicação empresarial Tânia Trevisan, que coleciona mais de 20 anos de experiência. De acorco com ela, a sustentabilidade e a preocupação com o meio ambiente são a grande tendência desse mercado promissor.
“A realização de um evento verde, que se preocupa com o consumo de energia, com o gerenciamento de resíduos e utiliza materiais reciclados em sua ambientação, por exemplo, trazem grande visibilidade para as empresas, tendo em vista que o tema é uma grande tendência global”, destaca Tânia. Ela já produziu grandes eventos no Brasil, Itália, Espanha e Portugal e é professora da Universidade Anhembi Morumbi, de São Paulo. Ela diz que a utilização de brindes ecológicos, plantas e flores características da região, iluminação natural e lâmpadas de LED são iniciativas ecologicamente corretas e podem reduzir os custos.
Segundo a consultora, além de ser uma excelente ferramenta de marketing para as empresas, os eventos sustentáveis são ambientalmente corretos, socialmente justos e economicamente viáveis. “A sustentabilidade tem que estar presente nesses três pilares. A capacitação dos profissionais que trabalham nessa área é de extrema importância para estarem inteirados sobre as tendências e a viabilidade econômica dos eventos que vão produzir”, completa a consultora.
O planejamento e a prospecção de informações sobre o que vai ser realizado são fundamentais para os profissionais da área. “Realizar um evento é a arte de gerir detalhes. É preciso funcionalidade, sustentabilidade, criatividade e inventividade para que tudo dê correto. Com o crescimento desse mercado, é fundamental que as empresas estejam preparadas”, destaca.
O gerente de operações do Conventions e Visitors Bureau de João Pessoa, Ferdinando Lucena, destacou que a realização de eventos é uma grande estratégia para aumentar o fluxo de turistas de uma localidade. “A demanda por nossa cidade vem aumentando e precisamos qualificar os profissionais”, completa ele.
A gestora de Turismo do Sebrae na Paraíba, Regina Amorim, acrescenta que turismo de eventos e negócios cresce de forma acentuada e exige cada vez mais criatividade, profissionalismo, investimentos em tecnologia, planejamento e organização de todos os envolvidos na cadeia produtiva.

Oportunidades
As expectativas de crescimento são positivas para os próximos anos, com a realização da Copa do Mundo de Futebol em 2014 e a finalização do Centro de Convenções de João Pessoa. Segundo Tânia Trevisan, a capital paraibana precisa estar preparada para os dias posteriores aos jogos realizados em Recife (PE) e Natal (RN), cidades-sede mais próximas de Paraíba.
“Se houver jogo em um sábado, por exemplo, seria interessante ter um grande evento em João Pessoa no domingo. Para isso, tem que haver planejamento e pessoal capacitado. É preciso investir em publicidade da capital paraibana nas cidades sedes”, destacou a consultora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Centro Internacional de Negócios da FIEC promove curso “Exportação na Prática I”

CNI (Sistema FIEC) oferece curso de práticas e fundamentos da exportação O Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústri...