quarta-feira, 16 de maio de 2012

31 de maio é o prazo final para entregar declaração anual

Receita espera receber 1.8 mi de declarações
Os empreendedores individuais de todo o país têm até 31 de maio para entregar a Declaração Anual do Simples Nacional para o Microempreendedor Individual (Dasn Simei). Quem não cumprir o prazo estará sujeito ao pagamento de multas e ficará irregular com o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e o Cadastro da Pessoa Física (CPF). Neste ano, a Receita Federal espera receber aproximadamente 1,8 milhões de declarações. É considerado empreendedor individual quem teve receita bruta em 2011 de até R$ 36 mil.
De acordo com o conselheiro da Câmara Técnica do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Jádson Gonçalves Ricarte, o empreendedor que não enviar o documento terá que pagar uma multa de R$ 50. “Além disso, ele ficará impossibilitado de imprimir os documentos de arrecadação mensal do ano de 2012 e de comercializar com órgãos públicos, perdendo, dessa forma, todos os benefícios aplicados à categoria de empreendedor individual”.
Para enviar a declaração, que equivale ao Imposto de Renda da Pessoa Jurídica, é necessário acessar a página do Portal do Empreendedor e seguir as instruções do site. Não é necessário informar nenhuma senha ou assinatura digital, nem baixar programa. “No documento, os empreendedores devem fornecer as informações socioeconômicas da empresa e seu faturamento bruto, registrado nos últimos doze meses. O preenchimento é rápido e bem simples”, informa o conselheiro do CFC.
“É importante lembrar que a entrega da Dasn garante vários benefícios como contratação de um funcionário com menor custo, diminuição de burocracia financeira e administrativa, acesso a crédito e serviços bancários, cobertura previdenciária, facilidades para comercializar com órgãos governamentais, redução na carga tributária, possibilidades de comprar e vender em conjunto, entre outras facilidades”, garante Ricarte.
Segundo o conselheiro do CFC, na declaração, os empreendedores devem informar se houve registro de funcionários durante o ano de 2011. “Para os que têm empresas no setor de comércio ou indústria é preciso declarar o valor da receita sujeito ao Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS)”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Centro Internacional de Negócios da FIEC promove curso “Exportação na Prática I”

CNI (Sistema FIEC) oferece curso de práticas e fundamentos da exportação O Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústri...