sexta-feira, 14 de junho de 2013

Engenharia Suiça desenvolveu o ônibus do futuro

Ônibus elétrico Suíço com bateria recarregável em 15 seg.
A Suíça desenvolveu um ônibus elétrico que não precisa ser conectado às linhas de transmissão e são recarregados em apenas 15 segundos, de maneira automática. O veículo tem capacidade para conduzir até 135 pessoas.
A bateria é recarregada toda vez que o ônibus para, no embarque e desembarque de passageiros. Como a recarga demora apenas 15 segundos – acumulando 400 quilowatts de energia-, o processo não atrasa as viagens. No final do trajeto, o ônibus recarrega toda a bateria em quatro minutos.
Com emissão zero de carbono, o veículo promete revolucionar o transporte público. Por não usar cabos também evita acidentes e poluição visual. O veículo tem ruído menor que os ônibus tradicionais a diesel.
A tecnologia recebeu o nome de TOSA (Sistema de Alimentação Otimizada para Trólebus) e foi desenvolvida em parceria da ABB (Asea Brown Boveri) empresa de tecnologia de automação de energia, TPG (Trainsports Publics Genevois), concessionária do transporte público de Genebra, o Gabinete para a Promoção da Indústria e Tecnologia de Genebra e a SIG (Services Industriels de Geneve), que tem a concessão da energia na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontro Anual das Indústrias Químicas e entrega do Troféu Quatro Elementos é realizado na FIEC

Estiveram presentes na cerimônia o Vice-presidente da FIEC, André Montenegro; o Diretor Administrativo da FIEC, Chico Esteves, o Superintend...