terça-feira, 31 de julho de 2012

Brasil alcança 1 milhão de novos empreendimentos

IBPT registra 1 milhão de empreendimentos até dia 30/07/11
O Brasil alcançou nesta segunda-feira, 30, a marca de um milhão de empreendimentos, com 32 dias de antecedência em relação a 2011, quando a marca foi atingida em 1º de setembro, e 81 dias antes que em 2010, o que ocorreu em 20 de outubro. As informações são do estudo "Perfil das Empresas e Entidades Brasileiras 2012", que faz parte do banco de dados do Empresômetro - Censo das Empresas e Entidades Públicas e Privadas Brasileiras, ferramenta digital criada pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário – IBPT, que fornece uma radiografia do cenário empresarial brasileiro. Em 30 de julho de 2011, o País apresentava 915.802 empreendimentos e na mesma data em 2010, somente 699.045 negócios. 
Para o presidente do Conselho Superior e coordenador de estudos do IBPT, Gilberto Luiz do Amaral, o resultado de um milhão de negócios criados em 2012 representa um cenário de "copo meio cheio e meio vazio" para a economia brasileira. "Se considerarmos todos os empreendimentos criados no período, inclusive MEIs, houve um crescimento de 34% dos novos negócios, o que demonstra uma maior formalização dos empreendedores individuais, principalmente para obtenção dos direitos previdenciários, sem contudo representar maior geração de empregos. Mas ao considerar somente os empreendimentos de outras naturezas, houve uma retração de 19% nos novos negócios em todo o País" , afirma o especialista. 
Para o autor do estudo e supervisor de Estatísticas e Inteligência Tributária do IBPT, Othon de Andrade Filho, há uma clara desaceleração dos novos negócios, excluídos os MEIS. Em todo os estados brasileiros, houve diminuição da criação de novas empresas que geram a grande maioria de empregos do País. 
Amaral observa que, de 1º de janeiro a 30 de julho de 2012, houve um crescimento de 166.284 novos empreendimentos do tipo MEI em relação ao mesmo período no ano anterior. São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul foram os estados que mais registraram empresas nessa modalidade. São 654.868 do tipo Microempreendedor Individual (MEI), seguido de Empresário Individual, com 135.623, e Sociedade Empresária Limitada, com 151.235 dos novos negócios. Até a data de hoje, foram criadas 12.715 EIRELIs.
O levantamento do IBPT também demonstra as regiões onde houve um aquecimento nos novos negócios: em 2012, o maior crescimento percentual de novas empresas ocorreu no centro-oeste, com 8,2%, seguido da região norte, com 5,9% e região sul, com 5,7% dos negócios criados neste ano. Dos novos negócios criados neste ano, 84.306 são voltados ao comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, seguido por cabeleireiros, com cerca de 46.400 empreendimentos e 26.589 novos negócios em obras de alvenaria. 
A empresa de número um milhão de 2012 é a GMV Serviços de Manutenção Limitada-ME, que fica na cidade de Olinda, em Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontro Anual das Indústrias Químicas e entrega do Troféu Quatro Elementos é realizado na FIEC

Estiveram presentes na cerimônia o Vice-presidente da FIEC, André Montenegro; o Diretor Administrativo da FIEC, Chico Esteves, o Superintend...