quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Mossoró abastece a Petrobrás de Pacacuru

Pier da Petrobras em Paracuru
“A Petrobras está buscando água em Mossoró (RN) para suas operações em Paracuru (CE), revelou a Companhia dos Recursos Hídricos (Cogerh), por meio da sua assessoria de imprensa. O recurso hídrico “viaja” 300 quilômetros. Isso ocorre porque a estatal está desautorizada de utilizar a água da Lagoa Grande, que abastece Paracuru. Neste caso, está sendo aplicada a premissa do uso prioritário da água para o consumo humano e a dessedentação de animais, conforme a Lei 9.433, de 8 de janeiro de 1997, que estabeleceu a Política Nacional de Recursos Hídricos.
A petrolífera recebeu a outorga nº 706/2013, de 29/11/2013, publicada no Diário Oficial do Estado (DOU), de 6 de janeiro, que dá direito ao consumo industrial por quatro anos. Contudo, a Cogerh explica que a outorga é um documento “precário”, podendo ser retirado o direito de uso, em casos especiais, como a seca. A Lagoa Grande está com 80 cm de água, no ponto mais profundo, diz o diretor de Meio Ambiente de Paracuru, Edmundo Ferreira.
Conforme a Cogerh, a Petrobras não retira água da lagoa em Paracuru desde dezembro de 2012. A companhia ressaltou que a Petrobras possui licenças ambientais para perfurar poços no município, caso seja necessário. “A água utilizada no empreendimento da empresa está vindo de Mossoró, através de navio”, destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontro Anual das Indústrias Químicas e entrega do Troféu Quatro Elementos é realizado na FIEC

Estiveram presentes na cerimônia o Vice-presidente da FIEC, André Montenegro; o Diretor Administrativo da FIEC, Chico Esteves, o Superintend...