terça-feira, 26 de junho de 2012

FIEC inaugura em Sobral centro integrado SESI-SENAI

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) inaugura em Sobral, no próximo dia 3 de julho, às 18h, o Centro de Formação Profissional do SENAI José Euclides Ferreira Gomes Junior e o Núcleo de Negócio do SESI Silvana Machado dos Santos. A unidade ampliará o atendimento às demandas das empresas instaladas no Norte e Noroeste do estado, impulsionando o desenvolvimento do setor industrial, em especial, os setores calçadista, vestuário, metal-mecânico e construção civil. 
Segundo o diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/CE) e superintendente do Serviço Social da Indústria (SESI/CE), Francisco das Chagas Magalhães, o investimento no empreendimento ultrapassou os R$ 15 milhões de reais. Ele ressalta que o centro integrado fortalecerá o atendimento a 160 indústrias e outros 540 estabelecimentos existentes em 36 municípios. 
A expectativa é que, nos ambientes dinâmicos da unidade, sejam desenvolvidas competências básicas, específicas e profissionais necessárias para a atuação dos trabalhadores e o incremento da competitividade da indústria do Ceará. 
A estrutura física do novo prédio inclui pátio para abrigar unidades móveis, salas polivalentes para oficinas móveis, laboratórios, salas de aula, oficinas especializadas, auditório com 240 lugares, biblioteca, consultórios, academia de ginástica e ginásio poliesportivo, entre outros. 
O portfólio do Centro de Formação Profissional do SENAI José Euclides Ferreira Gomes Junior consta de oficinas de solda, mecânica geral, construção civil, informática, automação, eletrônica e calçados, consultorias no processo produtivo, em gestão empresarial e em segurança no trabalho, desenvolvimento de produtos, revisão de layout e cronometragem. 
Os cursos disponíveis inicialmente são Leitura e Interpretação de Desenho Mecânico, Metrologia, Mecânico de Manutenção Máquinas Industriais, Soldador no Processo Revestido Aço Carbono e Aço Baixa Liga, Auxiliar Administrativo Financeiro, Controladores Lógico Programáveis (CLP), Comandos Pneumáticos, Eletropneumática, Comandos Hidráulicos, Eletro-hidráulica, Eletricidade Básica, Instalação Elétrica Predial, Comandos Elétricos, Pedreiro de Alvenaria, Assistente de Produção, Operador de Computador e NR 10 (Básico e Complementar), entre outros.
O portfólio de serviços do Núcleo de Negócio do SESI Silvana Machado dos Santos contempla várias áreas. Na de educação e cultura, estarão disponíveis serviços de educação básica (ensinos fundamental e médio) e educação continuada com a oferta de 62 cursos voltados para a formação pessoal e profissional, educação digital, leitura e matemática.
Na área de qualidade de vida, serão colocados à disposição serviços de saúde e segurança do trabalho, com atendimento na saúde do trabalho e saúde ocupacional, assistência médica e odontológica e exames de auxílios diagnósticos.  Além disso, o programa Vida Saudável, com a oferta de ginástica laboral, circuitos de estilo de vida, jogos, formação esportiva, musculação, ginástica.
A área de responsabilidade social empresarial contará com atendimento em consultoria e mobilização para a gestão socialmente responsável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Centro Internacional de Negócios da FIEC promove curso “Exportação na Prática I”

CNI (Sistema FIEC) oferece curso de práticas e fundamentos da exportação O Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústri...