sexta-feira, 22 de março de 2013

Funceme mantém previsão de pouca chuva para o Ceará

Profetas e Meteorologistas preveem pouca chuva no Nordeste
Após nova reunião mensal de avaliação climática para o Nordeste, desta vez realizada nos dias 20 e 21 de março, em Recife, meteorologistas mantiveram a previsão de maior probabilidade de chuvas abaixo da normal no Ceará. Agora, o prognóstico abrange os dois últimos meses da quadra chuvosa no Estado (abril e maio) e o primeiro mês da pós-estação (junho).
Técnicos do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE), da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e dos núcleos de meteorologia dos estados no Nordeste não consideraram significativas as mudanças das condições atmosféricas e oceânicas e apontaram probabilidades semelhantes às do mês passado: 40% para as precipitações ficarem abaixo da normal, 35% para chuvas em torno da normal e 25% de chances de chover uma quantidade acima da normal no período.
“Apesar dos registros de chuva em vários municípios cearenses durante esta semana, resultado da atuação de um sistema meteorológico chamado de Vórtice Ciclônico de Ar Superior, as condições atmosféricas e oceânicas analisadas não se alteraram e deveremos ter um período chuvoso com precipitações abaixo da normal. O Pacífico mantém uma neutralidade e o Atlântico permanece com temperaturas desfavoráveis à aproximação da Zona de Convergência Intertropical, que é o principal sistema causador de chuvas no Ceará, mas está posicionada distante do Estado”, explica Meiry Sakamoto, gerente do Núcleo de Meteorologia da Funceme. Ela ressalta que, nos anos com chuva abaixo da normal, as precipitações têm característica de irregularidade temporal e espacial.
Assim como aconteceu nas reuniões de janeiro e fevereiro, no encontro de Recife também foi considerado o modelo atmosférico global gerado pela Funceme, único núcleo estadual do Brasil a fornecer esse tipo de informação em escala mundial. O novo produto da instituição foi analisado junto aos modelos do INMET e CPTEC/INPE.

Previsão do Tempo
Segundo a Funceme, o Ceará permanece sob a influência de um Vórtice Ciclônico que deverá deixar o céu parcialmente nublado a claro com possibilidade de chuvas isoladas na faixa litorânea, sul e Ibiapaba. “Houve registro de boas chuvas entre os dias 15 e 20 de fevereiro, por consequência de um Vórtice que atraiu a Zona de Convergência para o Estado. Agora, em março, outro vórtice favoreceu a ocorrência de precipitações até intensas nos dias 19, 20 e 21. Esses sistemas são típicos da pré-estação (dezembro e janeiro), mas podem atuar durante a quadra chuvosa. Eles têm baixa previsibilidade e, por isso, é importante o acompanhamento diário da previsão do tempo disponibilizada no site da Funceme”, destaca Meiry Sakamoto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontro Anual das Indústrias Químicas e entrega do Troféu Quatro Elementos é realizado na FIEC

Estiveram presentes na cerimônia o Vice-presidente da FIEC, André Montenegro; o Diretor Administrativo da FIEC, Chico Esteves, o Superintend...