quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Classificação vegetal no Piauí tem bons resultados

Classificação vegetal agrega valor ao produto
A Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) trabalha na classificação de grãos e vegetais. O trabalho agrega valor ao produto, além de proteger o consumidor. Atualmente, a Adapi classifica arroz, feijão, milho, soja, trigo, milho de pipoca, e outros produtos que possuem padrões oficiais.
O processo é feito através de um polarímetro. A técnica é vantajosa por ser de execução mais rápida e de menor custo. Além da parte comercial da classificação vegetal há também uma preocupação social, com aspecto de saúde pública. O processo pode detectar a presença de micro-toxinas, que não são visíveis sem o uso de equipamentos de análise.
Qualquer produtor ou empacotador pode solicitar a classificação vegetal. Técnicos examinam tamanho, presença de defeito, forma e cor, seguindo padrões oficiais estabelecidos pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa). “Estamos conversando com os empresários e trabalhadores do setor que classifiquem os produtos aqui no Piauí. Hoje, a maioria manda as amostras para fora do Estado, a nossa intenção é de agregar, de dar qualidade tanto comercial como sanitária para os produtos daqui e os que circulam por aqui”, explica o diretor operacional da Adapi, Raimundo José.

Classificação
A classificação vegetal é a forma segura de avaliar a qualidade de um produto com vistas à comercialização. A Adapi está credenciada pelo Mapa para executar a classificação de produtos vegetais, subprodutos ou resíduos de valor econômico que são destinados à alimentação humana.
Para solicitar a classificação, o interessado deve enviar quatro amostras de, no mínimo, 1kg cada, devidamente identificadas e lacradas. A amostragem deve ser em quantidade representativa do lote obedecendo a legislação específica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Centro Internacional de Negócios da FIEC promove curso “Exportação na Prática I”

CNI (Sistema FIEC) oferece curso de práticas e fundamentos da exportação O Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústri...