quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Horário de verão começará próximo dia 21

horário de verão tem o objetivo de reduzir o consumo
de energia elétrica nas regiões Sudeste,Centro-Oeste,
Sul e Estado da Bahia.

A partir de meia-noite do próximo dia 21, a população das regiões Sudeste, Centro-Oeste, Sul e do Estado da Bahia deverá adiantar os relógios em uma hora. O Ceará, mais uma vez, está de fora da sistemática, que deverá gerar uma redução de custos com energia de 4% a 5% no País.
O principal objetivo da implantação do Horário de Verão é o melhor aproveitamento da luz natural ao entardecer, o que proporciona uma substancial redução na geração da energia elétrica. Em algumas regiões, a duração dos dias e das noites sofre alterações significativas ao longo do ano, reunindo condições para a implantação da medida do período primavera-verão.

Horário de pico
De acordo com a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), " o Horário de Verão reduz a demanda por energia no período de suprimento mais crítico do dia, que vai das 18h às 21h, quando a coincidência de consumo por toda a população provoca um pico de consumo, denominado ´horário de ponta´".
Na última edição, a economia foi de 4,6% (ou R$ 160 milhões), de acordo com o relatório da ONS. A diminuição é possível pelo fato de a parcela de carga referente à iluminação ser acionada uma hora mais tarde.
Desde 2008, o horário de verão inicia e termina em datas fixas, entrando em vigor a partir de 0h do terceiro domingo do mês de outubro de cada ano, até a 0h do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano seguinte. Antes, anualmente, era publicado um decreto para definir o período da mudança.

Redução de custo
160 milhões de reais foram economizados na edição passada do horário diferenciado. Com isso, o uso de energia caiu cerca de 4,6% no País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Centro Internacional de Negócios da FIEC promove curso “Exportação na Prática I”

CNI (Sistema FIEC) oferece curso de práticas e fundamentos da exportação O Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústri...