segunda-feira, 8 de outubro de 2012

O fator jurídico nas eleições 2012

Balança e Urna eletrônica - símbolos decisivos nesta campanha
Esta eleição de 2012, a primeira sob a nova legislação eleitoral da "Ficha limpa", trouxe alguns elementos "novos" que não eram considerados em pleitos anteriores. O fator jurídico. Me refiro a todos os aspectos alcançados pelo termo, desde a improbidade pura, aquela que excluiu o candidato desde a sua inscrição, até os casos em que foram desenrolados durante o processo eleitoral, por exemplo; o candidato que cercou-se de bons advogados, conhecedores da nova e velha legislação, fez a diferença, basta ver os resultados. Em várias cidades do Ceará e do Brasil, muitos prefeitos foram afastados da disputa por ações impetradas por adversários e que tiveram o amparo da tribunais regionais e as consequências disto, mesmo que a referida ação pudesse ser "derrubada" em instancias superiores, foram as pressões psicológicas lançadas sob os eleitores adversários que diante da dúvida, esmoreceram e muitos anularam seu voto além ceder espaço para os indecisos que optaram pelo candidato que legalmente estava concorrendo.
Portanto, não é apenas o voto que garante a eleição de um candidato. Todos os fatores devem ser levados em conta, quem assim procedeu, garantiu a vitória ou continua no páreo no segundo turno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontro Anual das Indústrias Químicas e entrega do Troféu Quatro Elementos é realizado na FIEC

Estiveram presentes na cerimônia o Vice-presidente da FIEC, André Montenegro; o Diretor Administrativo da FIEC, Chico Esteves, o Superintend...