sexta-feira, 11 de julho de 2014

Indústria do Ceará avançou 1,2% em maio

Apesar do desempenho da indústria ter caído em metade das 14 regiões brasileiras pesquisadas pelo IBGE em maio, o Ceará acabou fechando o mês com um resultado positivo, tendo em vista que a produção do Estado sazonalmente ajustada avançou 1,2% no período, na comparação com abril. Segundo a Pesquisa Industrial Mensal, divulgada ontem pelo Instituto, o crescimento do setor cearense foi o terceiro mais elevado do País, atrás apenas do registrado no Pará (4,2%) e em Goiás (2,1%).
Ainda de acordo com o IBGE, no confronto com igual mês do ano anterior, a produção industrial cearense também apontou expansão em maio (1,1%), após assinalar dois meses de resultados negativos consecutivos nesse tipo de comparação. Para o coordenador de Estudos e Estatísticas do Instituto de Desenvolvimento Industrial do Ceará (Indi), Pedro Jorge Ramos Viana, a expectativa é que o setor continue avançando, mas em ritmo lento. "Não teremos um ano extraordinário, mas estaremos longe de uma crise", explica.
O argumento de Pedro Jorge é sustentado pela própria pesquisa do IBGE, já que, segundo os dados, apesar de ter avançado em maio, a produção industrial do Ceará não apresentou qualquer evolução no acumulado dos cinco primeiros meses de 2014. A variação de 0% ante 2013, portanto, deixa claro que o setor dificilmente crescerá na mesma proporção do que no ano passado, quando fechou com alta de 3,7%. "Acredito que a produção não vai superar esse índice, nem mesmo igualar. Deve ficar um pouco abaixo, pois as pessoas vêm reduzindo o consumo e a indústria freando a produção. Ninguém tem interesse em criar estoque", opina Viana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Centro Internacional de Negócios da FIEC promove curso “Exportação na Prática I”

CNI (Sistema FIEC) oferece curso de práticas e fundamentos da exportação O Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústri...