terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Capturados pelo Leão


Dentre os 594.323 contribuintes cearenses que declaram Imposto de Renda 2010, 13.654 tiveram seus cadastros retidos na malha fina. O número foi divulgado ontem pela Receita Federal. Nacionalmente, 569 mil contribuintes foram penalizados.
Do total nacional, a maior parte (56%) caiu na malha por omissão de algum tipo de rendimento, seja do titular, do dependente ou supressão de valores recebidos de aluguéis.
Outro motivo comum que levou o contribuinte para a malha fina foram divergências em relação as declarações de despesas médicas -80,6 mil contribuintes foram retidos por esse motivo. Segundo Joaquim Adir, supervisor do IR da Receita Federal, apesar desse número ainda ser alto, esse foi o primeiro ano em que a Receita cruzou os dados declarados pelos contribuintes com os dados declarados pelos médicos. “Conseguimos corrigir algumas injustiças fazendo esse cruzamento”.
Os contribuintes que tiveram suas declarações retidas na malha fina terão eventuais restituições pagas somente após a correção dos erros, nos chamados lotes residuais do IR. O volume de declarações retidas em malha neste ano teve queda em relação ao ano passado, quando foram registradas 700 mil retenções. Segundo o secretário, o motivo da redução está relacionado à disponibilização de ferramentas como a autorregularização para os contribuintes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Centro Internacional de Negócios da FIEC promove curso “Exportação na Prática I”

CNI (Sistema FIEC) oferece curso de práticas e fundamentos da exportação O Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústri...