quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Alagoas apresenta oportunidades na Coréia do Sul

secretário Keylle Lima
O secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico de Alagoas, Keylle Lima, participou de uma missão na Coréia do Sul, entre 25 de novembro e 5 de dezembro, para conhecer de perto o funcionamento das Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs) do país. Na ocasião, a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) também apresentou as oportunidades de investimento no Brasil à Kobraz, uma sociedade de empresários brasileiros na Coréia.
A missão foi realizada através de um convênio entre a Sudene e a Korea Trade-Investment Promotion Agency – Kotra e a Korea Development Institute (KDI). Os estados da Bahia, Sergipe, Minas Gerais, Pernambuco, Paraíba, Ceará e Maranhão também foram representados no encontro.
O secretário adjunto Keylle Lima reforçou a importância da missão e afirmou que os coreanos demonstraram interesse em conhecer o processo de geração de energia através do bagaço da cana em Alagoas. A missão ainda contou com a presença do embaixador do Brasil na Coreia, Edmundo Fujita.
A partir do mês de janeiro de 2012, especialistas da área, contratados pela KDI, participarão de rodadas em alguns dos estados participantes da missão, e Alagoas será contemplada. O objetivo é conhecer a estrutura industrial, bem como os projetos de implantação de ZPE, em fase adiantada ou conceitual.
Após essa etapa, será apresentado um diagnóstico da política industrial dos estados, para construir indicativos das ações que precisam ser desenvolvidas visando a implantação das ZPE no Nordeste, bem como estimular uma maior interação entre investimentos coreanos na região.
Segundo o secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico, a discussão entre os estados brasileiros e a Sudene é que a viabilidade da implantação de Zonas de Processamento de Exportação no Brasil é dificultada pela exigência de que 80% da produção das empresas instaladas na ZPE seja exportada.
“Para se ter sucesso, é preciso uma flexibilização da legislação, de modo que as empresas sintam-se estimuladas a fazer os investimentos necessários”, defendeu Keylle Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontro Anual das Indústrias Químicas e entrega do Troféu Quatro Elementos é realizado na FIEC

Estiveram presentes na cerimônia o Vice-presidente da FIEC, André Montenegro; o Diretor Administrativo da FIEC, Chico Esteves, o Superintend...