
O encontro ocorre duas vezes por ano, com a finalidade de discutir e consolidar as ações dos grupos de trabalho do setor, aprovando ainda inclusões, exclusões ou alterações de nomenclaturas na tabela de subclasses. “É uma oportunidade dos entes trocarem experiências. Com o evento em Pernambuco, vamos trazer os municípios da região que não adotam a CNAE para mostrar a importância da classificação”, explica a gestora de Sistemas Tributários/Cadastro da Sefaz, Ana Paula Silva. NA ocasião, ainda será apresentada uma pesquisa nacional de adoção da CNAE no âmbito municipal, e a agenda de trabalho traz também a palestra “Uso da CNAE na Pesquisa de Emprego e Desemprego”, que será proferida pelo Dieese.
Diante de tal importância e motivada pelo encontro, a Sefaz promoveu uma capacitação de codificadores de CNAE. Antecedendo o evento (nos dias 5 e 6) representantes de prefeituras da Região Metropolitana do Recife, do Conselho Regional de Contabilidade, Dieese e Sebrae receberam orientação técnica quanto aos procedimentos de codificação da classificação. O treinamento foi ministrado na Escola Fazendária (Esafaz), sendo apresentado a organização da estrutura da CNAE e os instrumentos de apoio para a classificação.
“A proposta foi esclarecer aos órgãos, sobretudo às prefeituras, da importância da CNAE. A classificação não se restringe apenas aos órgãos tributários. Com a codificação do objeto social das empresas de forma mais precisa, por exemplo, teremos uma troca de informação entre os órgãos mais consistente”, ressalta Ana Paula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário