terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Guaramiranga vai mostrar seu artesanato durante o Carnaval

Artesanato de Guaramiranga ficará a mostra durante o Carnaval
De olho nas oportunidades de negócio geradas pelos 12 mil visitantes que devem movimentar o Maciço de Baturité durante o Festival de Jazz e Blues, no Carnaval, a cidade de Guaramiranga sedia a III Mostra de Artesanato do Município, de 9 a 12 de fevereiro. Apresentando a produção artesanal dos municípios de Baturité, Guaramiranga, Redenção e Pacoti, o evento vai reunir peças características da região, como bordado, peças em fibra (palha de bananeira, taboa, o cipó e Bambu). O Maciço de Baturité reúne mais de 150 artesãos cadastrados.
A feira integra a cadeia produtiva do artesanato, que tem grande expressividade na região, fortalecendo a comercialização dos grupos que vem sendo assistidos pelo Sebrae no Ceará, e que são beneficiados com ações de capacitação, consultorias tecnológicas e gerenciais, além de ações de acesso a mercado. 
O resultado desse trabalho realizado pelo Sebrae tem ajudado a projetar o trabalho dos artesãos. Um exemplo é o avanço alcançado pela Associação de Empreendedores Artesãos de Baturité, a Baturiarte, presidida pela artesã Creuza de Freitas. "O Carnaval é um momento de descanso e lazer para muitas pessoas, mas, para nós, do Maciço de Baturité, é época de se trabalhar, ganhar dinheiro e melhorar a nossa renda, aproveitando que Guaramiranga fica lotada de turistas”, conta.
Quem passar pela cidade durante o período carnavalesco vai encontrar uma grande variedade deprodutos, como jogos americanos, colchas, roupas bordadas à mão ou pintadas, objetos de decoração, trançados em fibra de bananeira e taboa, calçados em couro, MDF, madeira e bolsas em tecido.
Para Fabiana Gizele Moreira da Costa, do escritório regional do Sebrae em Baturité, a Mostra vai oferecer ao público um leque diversificado da produção local, que vem crescendo. "O artesanato do Maciço está cada vez mais em evidência, principalmente porque desenvolveu uma identidade própria, utilizando várias matérias-primas. Assim, a região mostra o que tem de melhor da sua produção artesanal, com diversidade e qualidade".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontro Anual das Indústrias Químicas e entrega do Troféu Quatro Elementos é realizado na FIEC

Estiveram presentes na cerimônia o Vice-presidente da FIEC, André Montenegro; o Diretor Administrativo da FIEC, Chico Esteves, o Superintend...