Veículo Leve sob Trilho ou o Trem leve. |
O governador Cid Gomes, que estava na cerimônia, destacou que uma das metas do Governo é dotar o Estado de "um dos melhores sistemas de transporte público no Brasil e oferecer à população um meio confortável, seguro e eficiente". Em fevereiro passado, em visita ao Ceará, a Presidente já havia adiantado que a Linha Leste receberia recursos do PAC da Mobilidade.
A Linha Leste do Metrô compreende a construção de 11 estações ligando o Centro de Fortaleza ao Bairro Água Fria: Estação da Sé, Luiza Távora, Colégio Militar, Nunes Valente, Leonardo Mota, Papicu, HGF, Cidade 2000, Bárbara de Alencar, Centro de Eventos do Ceará e Edson Queiroz. Além dessas, haverá integração com as linhas Oeste e Sul na estação central Chico da Silva, totalizando doze. A distância entre cada estação será de aproximadamente 900 metros em 12,4 quilômetros de extensão e será todo subterrâneo.
Uma vez concluída, os 20 trens elétricos levarão aproximadamente 400 mil pessoas, em um processo de integração com as linhas Sul, Oeste, ramal Parangaba-Mucuripe e terminais de ônibus. O objetivo da construção de uma linha subterrânea é causar o menor impacto ao já complicado sistema de mobilidade de algumas vias, especialmente da avenida Santos Dumont, a qual o metrô acompanhará boa parte de seu traçado.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Governo do Ceará
Nenhum comentário:
Postar um comentário