sábado, 18 de janeiro de 2014

"Não vamos mais espionar nossos aliados" - Barack Obama

Presidente Barack Obama (EUA) disse que seu país
continuará "monitorando" as atividades dos inimigos
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, garantiu ontem que acabou a espionagem de chefes de Estado e de governo “de nossos amigos e aliados, ao menos que haja uma forte razão de segurança nacional”. Acrescentou que “se eu quero saber o que nossos amigos e aliados pensam, vou pegar o telefone e ligar para eles, em vez de recorrer à espionagem”, declarou em Washington num longo discurso sobre a prometida reforma da Agência de Segurança Nacional (NSA).
Obama declarou que instruiu a sua equipe de inteligência para aprofundar a cooperação com aliados, a fim de “reconstruir a confiança”. O presidente deixou de citar quais países são considerados “amigos e aliados”. Mas, afirmou que continuará a coletar inteligência ao redor do mundo, ”do mesmo jeito que outros países fazem. Não vamos pedir desculpas porque nossos serviços são mais efetivos”, reiterou.
Ele também determinou ao Departamento de Estado designar um coordenador para diplomacia internacional, que servirá como ouvidor e negociador das reclamações e questões de governos estrangeiros, área onde se considera que o Executivo norte-americano demorou a dar respostas.
As maiores reformas anunciadas, a serem implementadas entre os próximos quatro meses e um ano, se referem à redução da coleta de dados sobre telefonemas nos EUA e no Exterior.


SnowdenObama criticou o ex-técnico da NSA, Edward Snowden, responsável pelas revelações que abalaram as relações entre os EUA e governos aliados. O presidente disse que a defesa norte-americana depende em parte da fidelidades daqueles envolvidos com os segredos da nação. Obama criticou a atitude de Snowden afirmando que, com as revelações de informações secretas, ”nós nunca seremos capazes de manter as pessoas seguras ou conduzir política externa”.
(das agências de notícias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Centro Internacional de Negócios da FIEC promove curso “Exportação na Prática I”

CNI (Sistema FIEC) oferece curso de práticas e fundamentos da exportação O Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústri...