segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Industriais cearenses estão mais otimistas depois de queda da confiança

Pesquisa ICEI e Perspectivas dos Industriais Cearenses,
realizada pelo  INDI/FIEC,  em parceria com a
Confederação Nacional da Indústria – CNI.
Após um período de queda na confiança, o grau  de otimismo dos industriais cearenses apresenta recuperação em setembro, atingindo o mais alto nível dos últimos seis meses, apesar  de situar-se abaixo da média histórica do Estado.  Para os próximos seis meses, intensificam-se as  expectativas para crescimento da demanda e compra  de matéria-prima, além de perspectivas positivas  para exportações e número de empregados, que apresentavam tendência de queda na publicação  passada. Essas conclusões constam da Pesquisa ICEI e Perspectivas dos Industriais Cearenses, realizada pelo  Instituto de Desenvolvimento Industrial do Ceará – INDI, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará – FIEC,  em parceria com a Confederação Nacional da Indústria – CNI.
O índice de confiança dos empresários industriais  cearenses, em setembro (55,1 pontos), foi o melhor  desde abril, situando-se superior à média brasileira  (46,5 pontos), resultado alcançado, sobretudo, pelo  maior otimismo dos empresários da construção (58,0  pontos). Embora a tendência positiva, é importante  destacar que o indicador ainda encontra-se abaixo da  média histórica da indústria cearense, iniciada em 2010,  de 62,4 pontos.

Expectativas dos empresários
Para o próximo semestre, acentuam-se as expectativas positivas em relação à demanda por produtos das indústrias  cearenses, seja no mercado interno, como também em relação às exportações. De fato, o indicador de 61,3 pontos,  apresentado em setembro, é o maior desde outubro de 2013, e encontra-se 8 pontos acima da média nacional.
Nessa direção, o indicador de compra de matérias-primas no Ceará (58,1 pontos) também mostra expectativas  positivas, e é superior ao indicador brasileiro (51,0 pontos), apresentando o melhor resultado desde novembro de 2013.
Já as perspectivas para contratação de mão de obra no Ceará voltaram a ser positivas (53,5 pontos), apresentando  o melhor resultado desde março. Por outro lado, no País, a indústria apresenta tendência de queda (47,8 pontos)  para esta variável.
Por fim, depois de três meses abaixo dos 50 pontos, o indicador de expectativas para exportações apresentou  recuperação no Ceará, apresentando o maior valor desde março. Já para o País, as perspectivas continuam negativas.
Os resultados diferem conforme os portes das empresas, com maior nível de otimismo em relação à demanda  para as grandes indústrias (64,1 pontos), enquanto as pequenas indústrias estão mais otimistas em relação ao  número de empregados e exportações. Por outro lado, para as médias indústrias, persistem previsões de queda  para estas duas variáveis.

Saiba mais sobre os Indicadores de Difusão

O ICEI varia de 0 a 100, valores acima de 50 pontos indicam empresários confiantes em  relação às condições atuais da sua empresa, da economia cearense e brasileira, bem como, às expectativas sobre sua empresa,  economia cearense e brasileira.

por Guilherme Muchale (Economista do INDI/FIEC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Centro Internacional de Negócios da FIEC promove curso “Exportação na Prática I”

CNI (Sistema FIEC) oferece curso de práticas e fundamentos da exportação O Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústri...