sexta-feira, 15 de março de 2013

Ceará ficou em 2º no crescimento industrial em janeiro

A industria calçadista é um dos setores responsável pelos
bons resultados alcançados.

O Ceará é o segundo estado, dos 14 pesquisados, com maior crescimento (9,3%) em produção industrial de dezembro de 2012 para janeiro de 2013, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O único estado à frente do Ceará é o Paraná, com aumento de 11,3%. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Regional (PIM-PF Regional), divulgada nesta quarta-feira, 13.
Segundo Pedro Jorge Viana, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), esse resultado não é tão relevante, pois a base de cálculo de comparação é "muito baixa".
"Esse cálculo leva qualquer movimento ascendente a apresentar valores bastante razoáveis. Não é um fenômeno. O Ceará não extrapolou expectativas", afirma. Segundo Viana, os setores que mais sofreram em 2012, como o têxtil e o de calçados, devem apresentar melhores aumentos neste início de ano.
"A própria construção civil, que perdeu um pouco ritmo, esse ano também vai apresentar resultados bastante razoáveis", acrescenta. Entretanto, ele afirma que houve uma mudança de rumo e a indústria do Ceará começou a apresentar "comportamentos positivos".
"O ano passado foi muito ruim para a nossa indústria. O resultado da pesquisa (do IBGE) nos leva a admitir que esse ano será bem melhor que o de 2012. Primeiro porque a economia brasileira e mundial está apresentando sinais de recuperação. O Governo Federal está tomando medidas para beneficiar a economia, especialmente a produção."
A publicação completa da pesquisa pode ser acessada na página do IBGE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Centro Internacional de Negócios da FIEC promove curso “Exportação na Prática I”

CNI (Sistema FIEC) oferece curso de práticas e fundamentos da exportação O Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústri...