segunda-feira, 14 de maio de 2012

Campina Grande é destaque no beneficiamento para a industria textil

O software criado pela Campina Tec de CG
Microempresários de Campina Grande criaram um software de controle de produção, análise de custo e eficiência de pessoal para a indústria têxtil. Estão sendo investidos mais de R$ 195 mil nesse projeto, fruto de convênio entre o Governo do Estado, por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapesq) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
O software criado pela Campina Tec permite monitorar a transformação da matéria-prima em produto acabado na indústria de confecção; promover agilidade administrativa; identificar o real custo da matéria-prima e da mão de obra no produto, além de monitorar a produtividade e eliminar erros no processo e individualizar a produção.
Para o efetivo sucesso do programa, os pesquisadores da Campina Tec fizeram um levantamento da estrutura organizacional do processo da indústria de confecção da Paraíba. Para isso, foi realizado o desenvolvimento, teste e implantação de módulos de cadastros, de modelagem e de corte. O software já chamou a atenção de empresas locais e de outros Estados que pretendem implantar o novo sistema de controle, análise de custo e eficiência de pessoal.
O objetivo da empresa é desenvolver um software que possibilite monitorar a transformação da matéria-prima em produto acabado na indústria de confecção, promovendo agilidade administrativa. Com esse intuito, ele identifica o real custo da matéria-prima e da mão-de-obra no produto; a quantidade real de retalho gerado no corte e a sua influência no custo da peça. A tecnologia também cria parâmetros para monitorar a produtividade e eliminar erros no processo através da confecção de uma peça piloto.
Outra conquista é a individualização da produção para obter melhores resultados em produtividade visando remunerar justamente o operário que produzir mais na indústria, com incentivos de bonificação. O programa também calcula custos de aviamentos, criação, controle de qualidade e demais gastos de produção. Com conhecimento e segurança do processo, o programa possibilita a prática de descontos e financiamento, o que resultará em uma melhor capacidade competitiva no mercado.
A Inova Tec realiza estudos de processos computacionais para encontrar o melhor e mais racional caminho para que a informação virtual possa ser processada. Entre as atividades diárias desenvolvidas estão: administração do fluxo de informações geradas e distribuídas por redes de computadores dentro da organização; planejamento e organização do processamento, armazenamento, recuperação e disponibilidade das informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontro Anual das Indústrias Químicas e entrega do Troféu Quatro Elementos é realizado na FIEC

Estiveram presentes na cerimônia o Vice-presidente da FIEC, André Montenegro; o Diretor Administrativo da FIEC, Chico Esteves, o Superintend...