terça-feira, 29 de maio de 2012

FIEC recebe 1o. Seminário Cearense de Startups


A Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), o Instituto de Desenvolvimento Industrial do Ceará (INDI) e a Associação dos Jovens Empresários de Fortaleza (AJE) realizam o 1o. Seminário Cearense de Startups em 30 de maio, das 8h às 17h, no auditório Luiz Esteves Neto, 5º andar do edifício Casa da Indústria. O evento, cujo objetivo é ressaltar o desenvolvimento das startups para impulsionar a economia do conhecimento do Ceará, contará com palestras dos consultores israelenses Samuel Jerozolimski e Michelle Shik.
O seminário é aberto e gratuito, voltado ao meio empresarial e acadêmico, tendo como público-alvo representantes de universidades, empresários e filiados aos sindicatos industriais de todos os setores que buscarem modelos de inovação. O evento discutirá a importância das startups e incubadoras tecnológicas como novas propulsoras da economia e da inovação. Além das palestras, haverá apresentação de cases, tanto de Israel como do Brasil. Experiências cearenses também serão contempladas.
Startups – Startup é um modelo de empresa jovem, embrionária ou ainda em fase de constituição, implementação e organização de suas operações. O termo carrega uma herança de inovação e empreendedorismo. Normalmente, tais empresas contam com projetos promissores, ligados à pesquisa, investigação e desenvolvimento de ideias inovadoras. Sendo iniciativas jovens, que estão implantando ideias no mercado, outra característica das startups é possuir risco envolvido no negócio. Mas são empreendimentos com baixos custos iniciais e altamente escaláveis, possuindo grande expectativa de crescimento. As startups, em geral de base tecnológica, possuem espírito empreendedor e uma constante busca por um modelo de negócio inovador.
Palestrantes – O físico e engenheiro elétrico Samuel Jerozolimski é consultor internacional em empreendedorismo, incubação e desenvolvimento de negócios e presidente da Câmara de Comércio e Indústria Israel-Brasil. Ele abordará a realidade e os desafios das incubadoras. Sobre startups, o principal nome do evento é a palestrante Michelle Shik, diretora da Divisão de Startups da Associação das Indústrias de Israel (Manufactures Association of Israel – MAI).
O 1o. Seminário Cearense de Startups é uma realização de Confederação Nacional da Indústria (CNI) e FIEC/INDI, com apoio do Centro Industrial do Ceará (CIC), Associação dos Jovens Empresários de Fortaleza (AJE), Governo do Estado do Ceará – por meio de Funcap e Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) –, Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual do Ceará (Uece), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Universidade de Fortaleza (Unifor), Faculdade Christus e Faculdade 7 de Setembro. O evento tem ainda apoio de Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/CE), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) e Parque de Desenvolvimento Tecnológico do Ceará (Padetec).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Centro Internacional de Negócios da FIEC promove curso “Exportação na Prática I”

CNI (Sistema FIEC) oferece curso de práticas e fundamentos da exportação O Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústri...