segunda-feira, 28 de maio de 2012

Prefeita Luizianne Lins diz que política não é divida


Luizianne e Cid cada vez mais distantes

A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), rebateu as declarações do governador Cid Gomes (PSB), que, na última sexta-feira, afirmou que não devia mais nada a ela em termos de apoio político. Na noite de sábado, em entrevista à imprensa, Luizianne disse que “não existe ninguém devendo nada a ninguém, até porque política não é dívida, política é parceria, é aliança”.
 Luizianne também disse que o foco da discussão não é a questão de estar ou não “quite”, referindo-se à declaração de Cid, que afirmou não ter mais dívidas com a prefeita “no aspecto moral, de gratidão e agradecimento”. Ela relembrou que apoiou Cid em duas oportunidades (2006 e 2010), enquanto ele a apoiou apenas em 2008. Em 2004, quando Luizianne venceu pela primeira vez a eleição para prefeita, Cid estava no PPS e apoiou a candidatura do hoje senador Inácio Arruda (PCdoB).
A petista reafirmou que vem tentando falar com o governador, ligando diretamente para ele, sem êxito. Cid havia dito que verificou com sua secretária e não havia registro de nenhum contato da prefeita. “Eu não liguei pra secretária dele. Liguei diretamente pra ele, pelo celular dele. Sempre me comuniquei com ele dessa forma”, enfatizou.

Imposição do nome
Além disso, segundo a petista, o deputado estadual Antônio Carlos (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa, tentou ser um intermediário no contato, mas também não teve sucesso. “A gente tem que enfrentar as coisas como elas são. Às vezes você tem que enfrentar até dizer um não, mas é importante que se enfrente”, criticou Luizianne.
Um dos pontos de maior desentendimento entre o governador e a prefeita é em relação ao nome a ser indicado para disputar a eleição, caso a aliança se mantenha. O preferido da prefeita é o secretário municipal de Educação, Elmano de Freitas. Ele tem o apoio da maioria dos delegados do PT, que realizará seu encontro municipal no próximo dia 3, quando o candidato poderá ser definido.
Referindo-se à suposta resistência do governador a alguns nomes do PT, a prefeita considerou que “é muito complicado você dizer: ‘Eu apoio o candidato de lá, desde que seja da minha preferência’”.
Na sexta-feira (25), Cid disse que continuaria fazendo o possível para preservar a aliança entre PT e PSB, o que não significava dizer, segundo ele, que o PSB aceitaria imposições. Luizianne contestou essa possibilidade dizendo que o PT tem o direito de se posicionar, fazer seu processo interno de debate e definir o candidato. “Como é que tem imposição de nome, se o PT ainda vai democraticamente decidir?”, questionou.
A prefeita ressaltou ainda que o PT tem muita tranquilidade no momento porque, na opinião dela, o partido conhece a “Fortaleza real” melhor que qualquer outra candidatura que apareça. De acordo com Luizianne, há “muita fala populista e demagógica” e pessoas “que ficam muito nos clichês”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontro Anual das Indústrias Químicas e entrega do Troféu Quatro Elementos é realizado na FIEC

Estiveram presentes na cerimônia o Vice-presidente da FIEC, André Montenegro; o Diretor Administrativo da FIEC, Chico Esteves, o Superintend...